Ginástica | GE.Net | 11/10/2007 19h28

Daiane dos Santos passa por nova cirurgia e encerra temporada

Compartilhe:

São Paulo (SP) - Uma artroscopia no pé direito encerrou a temporada competitiva da ginasta Daiane dos Santos em 2007. Daiane foi operada dia 29 e não compete mais até o final deste ano. O calendário da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) prevê a participação nacional nas etapas de Glasgow e Stuttgart da Copa do Mundo. As duas serão disputadas na segunda quinzena deste mês.

Em seu blog pessoal, Daiane afirma que a recuperação tem sido boa e não houve necessidade de engessar ou imobilizar a área com ataduras. Com o auxílio de muletas para se locomover, a gaúcha faz tratamento fisioterápico e mantém uma rotina de treinos para os braços.

Esta é a terceira cirurgia à qual a ginasta é submetida. A primeira foi no joelho esquerdo, pouco antes dos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo-2003. Dois meses antes dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, fez outra artroscopia, desta vez no joelho direito.

A operação do último mês pretende encerrar uma longa seqüência de lesões no pé que a atleta enfrentou nesta temporada. Nos Jogos Pan-americanos do Rio, em julho, Daiane correu o risco de não competir por causa de uma contusão no pé direito. No esforço para poupar a área, acabou forçando o outro pé, que também machucou.

Mesmo sem ter se recuperado totalmente das lesões, Daiane competiu pelo Brasil no Mundial de Stuttgart, em setembro, e ajudou a equipe a obter sua classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. No desembarque da seleção, em São Paulo, a supervisor das seleções, Eliane Martins, afirmou que a CBG e a comissão técnica feminina iriam estudar o caso da gaúcha com atenção especial porque a situação estava complicada.

A prioridade da CBG é prolongar a vida competitiva da atleta que, como afirmou o próprio técnico Oleg Ostapenko em mais de uma oportunidade, pode não estar em nível competitivo para os Jogos de Pequim. Mas Daiane mantém o desejo de participar de mais uma competição olímpica (seria sua segunda) e, por isso, concordou com a cirurgia. Em Atenas-2004, ela foi a quinta colocada no exercício de solo. Procurada pela reportagem de GE.Net para comentar o assunto, Eliane Martins não foi localizada.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS