Ginástica | Da Redação/Com Assessoria | 31/08/2011 11h08

?Belmar Fitness Especial 112 anos de Campo Grande? celebra a qualidade de vida

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da FUNESP – Fundação Municipal de Esporte -, promoveu, nesta segunda-feira (29), às 18h, mais uma edição do projeto Belmar Fitness, o “Belmar Fitness Especial 112 anos de Campo Grande”, na Praça Esportiva Belmar Fidalgo. O prefeito da capital, Nelson Trad Filho, prestigiou o evento, e aproveitou para declarar que trabalha incansavelmente para levar projetos que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos. Nelsinho disse também que, até o final de seu mandato, pretende ter instaladas em Campo Grande quinhentas unidades das Academias da Terceira Idade, popularmente conhecidas como Academias ao Ar Livre. Neste mês de agosto, Parque Itanhangá, Parque Sóter e Praça Esportiva Elias Gadia foram os beneficiados com os equipamentos.

Cerca de duzentas e cinquenta pessoas participaram do “aulão” de ginástica ministrado por professores do SESC, que combinou, em duas horas de atividades, circuitos de exercícios variados divididos em seis estações: step, jump, bastão, bicicleta, localizada e aeróbico.

O público, predominantemente feminino, esbanjou energia e disposição e acompanhou, animado, as orientações que cada um dos instrutores comandava ao seu grupo. Uma aula de danças diversas, com ritmos como axé, funk, sertanejo e música latina embalou os minutos finais dos exercícios. Cento e cinqüenta camisetas do projeto foram sorteadas e a Águas Pôr do Sol hidratou os participantes durante todo o evento.

Como parte do Programa de Prevenção e Controle do Tabagismo no Município de Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU) levou, mais uma vez ao Belmar Fitness, a ‘Barraca do Tabagismo’, onde foram prestadas informações sobre os malefícios do consumo de cigarros, locais para tratamento gratuito da doença e esclarecimentos sobre a lei municipal anti-fumo. Maria Paz dos Santos, de 41 anos, moradora do Bairro Estrela Dalva e fumante desde os nove, buscou o auxílio do programa.

“Comecei a fumar cedo, acendendo os cigarros da minha mãe. Hoje, vim saber como funciona o tratamento, pois quero parar de fumar e estimular minha mãe a fazer o mesmo. Estou determinada”, contou.

Segundo Maria Leonete Simioli, gerente técnica do programa de tabagismo da SESAU, o município dispõe de quatorze unidades de saúde que oferecem o tratamento, que dura um ano e é completamente gratuito, do fornecimento de adesivos, pastilhas e gomas de mascar ao suporte médico e psicológico.

“A pessoa deve apenas procurar a unidade mais próxima de sua residência e manifestar seu interesse em parar de fumar. Um psicólogo entrará em contato, por telefone, para uma entrevista. Uma vez ingressada no programa, ela será submetida a uma avaliação médica para identificar se há ou não necessidade de medicação”, informou. No primeiro mês de tratamento, a freqüência ao grupo de apoio é semanal. Do segundo mês em diante, o acompanhamento é feito uma vez por mês, com sessões de uma hora. “Ter força de vontade e querer realmente abandonar o vício são pré-requisitos essenciais para o sucesso do tratamento”, completou Simioli.

“Parar de fumar é mudança de comportamento. Exige determinação, disciplina e participação no grupo. Durante as sessões, o dependente de cigarros aprende, por exemplo, que as fissuras causadas pela abstinência duram de dois a cinco minutos, apenas. Recomendamos que se coma uma maça, que se tome água, ou que se mastigue uma goma de mascar nesses momentos. Com o tempo, as fissuras por abstinência vão ficando cada vez mais espaçadas e fáceis de superar”, explicou Maria da Graça Rocha Silva, psicóloga do CEM – Centro de Especialidades Municipal, um dos locais onde o tratamento é oferecido. O CEM está localizado no bairro São Francisco - Travessa Guia Lopes, 71.

A FUNASA-MS – Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul -, levou ao evento a exposição: “FUNASA de MS: 10 anos de ambiente livre de tabaco”, em alusão à campanha de sensibilização interna instituída em 2001 que eliminou integralmente o consumo de cigarros nas dependências da fundação.

De acordo com Denise Soares da Silva, coordenadora do programa antitabagista, vinte e oito servidores fumantes abandonaram o vício, em todos os níveis hierárquicos. Uma portaria interna de proibição ao fumo foi instituída, e a campanha recebeu certificado de premiação da Secretaria Estadual de Saúde do Estado.

Estima-se que, em Campo Grande, cerca de cento e cinquenta mil pessoas acima dos quinze anos fumem regularmente. O Programa de Prevenção e Controle do Tabagismo na capital atende, em média, mil e seiscentas pessoas por ano. Deste total, apenas 30% param efetivamente de fumar.

Logo na entrada do Belmar Fidalgo, pôde ser vista, também, uma exposição de artigos confeccionados pelos integrantes dos grupos do CAPSad – Centro de Atendimento Psico-Social Álcool e Outras Drogas -, da SESAU, que participam de oficinas de mosaico com pastilhas como parte do tratamento. Cabideiros, portas-chaves e espelhos foram postos à venda na ocasião.

O SESC ofereceu, ainda, aferição de pressão arterial, bioimpedância (avaliação da composição corporal que mede o percentual de gordura e o índice de massa corpórea) e degustação de suco de clorofila. Elaborado com couve, chicória, salsa e laranja, o alimento é fonte riquíssima de vitaminas A, B e C e ajuda a combater gripes e resfriados, além de prevenir o envelhecimento. “O que pouca gente sabe é que, além de serem antioxidantes, os alimentos ricos em clorofila são fonte de ômega 3 e também auxiliam na função intestinal, por conterem fibras”, esclareceu Camila Reis, nutricionista do SESC.

A Unimed/Campo Grande, que mantém um posto de atendimento fixo nas dependências do Belmar Fidalgo e, de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h, e das 17h30 às 20h, oferece alongamento e orientação de caminhada aos freqüentadores da Praça, também foi uma das parceiras do evento.

Criado em 1999 – o projeto completa em 2011, doze anos -, o Belmar Fitness integra o calendário mensal de atividades realizadas pela FUNESP, e acontece sempre na última segunda-feira de cada mês, visando proporcionar a melhoria da saúde e qualidade de vida dos campo-grandenses, por meio da prática regular de exercícios físicos, devidamente supervisionada por profissionais da área. “É sempre um orgulho ver o Belmar Fitness lotado, com a população participando efetivamente das atividades. Mais do que um evento de esporte e lazer, o projeto é a celebração da qualidade de vida, ao passo que educa e orienta os cidadãos para uma vida saudável”, declarou Carlos Alberto de Assis, presidente da FUNESP.

O Belmar Fitness contempla, também, a integração dos pólos do projeto “Movimente-se”, que oferece à população aulas regulares gratuitas de ginástica nos seguintes locais: Belmar Fidalgo (segundas, quartas e sextas, às 7h15 e às 18h15), Parque Elias Gadia (terças e quintas, às 18h15), Centro Comunitário Coophatrabalho (terças e quintas, às 17h), Praça do Papa (segundas e quartas, às 18h), Vila Nasser (terças e quintas, às 18h) e Orla Morena (segundas e quartas, às 18h). Esta edição contou com a participação especial da turma do Vida Nova.?

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS