Geral | Com Fundesporte | 12/03/2024 13h48

Segunda edição do Festival de Verão no Parque atrai campo-grandenses

Compartilhe:

No domingo (10) ocorreu a 2ª Edição do Festival de Verão no Parque das Nações Indígenas, com objetivo de reunir pessoas para a prática de atividades físicas ao ar livre, o evento foi organizado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) ligada a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

As atividades começaram às 7h com a corrida em homenagem ao Dia das Mulheres que contou com a participação de 450 mulheres. Além da corrida em alusão ao dia 8, o Festival de Verão ofereceu a oportunidade do Sul-Mato-Grossense passear por estandes do Exército Brasileiro, Batalhão de Choque da PM (Polícia Militar), PMA (Polícia Militar Ambiental).

A segunda edição do Festival de Verão no Parque ofereceu oficinas de: ioga, Fire bikers kids, capoeira, muay thay, jiu-jitsu, brinquedos, show artístico, canoagem, tiro com arco, fitdance, kung-fu, grupos de corrida, pipas, skate, caminhada orientada, crossfit, baby gym (academia para pais e seus bebês), avaliações de bioimpedância, dentre outras atividades.

A primeira-dama do Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel também participou da Corrida das Mulheres e, na ocasião, ressaltou sua felicidade em iniciar o dia com uma atividade em celebração a um dia tão importante.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, o objetivo é proporcionar esporte e lazer para todo o Mato Grosso do Sul.

“A segunda edição do Festival de Verão é um evento que só foi possível graças a parcerias com instituições como a Polícia Militar, Polícia Vermelha, Exército, Grupos de Corrida, Corrida das Mulheres, além de oferecer atividades para crianças, adolescentes, idosos e gestantes. É muito gratificante ver o Parque das Nações cheio, especialmente com famílias presentes”, comenta Herculano.

Sobre a importância da atividade física, o Secretário da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), Marcelo Miranda comentou. “Oferecemos inúmeras atividades, para todos os gostos e idades. O grande objetivo foi celebrar a família, ocupar e contemplar esse parque maravilhoso e principalmente estimular as pessoas a buscarem uma qualidade de vida ativa”.

Oficinas

O Festival reuniu muitas atividades ao ar livre com a intenção de convidar os visitantes do parque, a experimentar novas atividades físicas, como por exemplo a capoeira. O professor Branco, capoeirista responsável pela Abadá-Capoeira, destacou que desde 2000 tem incentivado as pessoas na prática de atividades físicas.

“É uma oportunidade para os moradores de Campo Grande participarem, terem aulas e entenderem como funciona a capoeira. Realizamos atividades, alongamentos, aquecimento e alguns jogos para que as pessoas possam compreender um pouco mais na prática. Qualquer pessoa que nunca praticou pode vir fazer aula conosco”, comenta.

O Festival de Verão no Parque também teve recepção com Perna de Pau feita pela Cia Habilidoces comandada por Leonn Gondin em 2018, a fim de compartilhar a experiência circense e educar de forma lúdica. “Nós viemos para mostrar que o circo também está aqui para tornar este evento ainda mais bonito e especial, trazendo um momento mágico. O circo pertence tanto à educação física quanto à arte, bebendo dessas duas realidades. Estamos aqui para embelezar este evento”, ressalta.

A canoagem foi umas das atividades que mais chamou a atenção do público do Festival. As aulas de canoagem já ocorrem no Parque das Nações Indígenas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h40 às 18h, e são gratuitas. Nilton Benites, técnico de canoagem do parque, destaca que a prática da canoagem é aberta a pessoas com deficiência, com o objetivo de incluir todos que desejam participar.

“Estamos realizando nossa escolinha de canoagem aqui, demonstrando como funcionam nossas aulas, é um esporte em crescente no parque. Estamos ensinando técnicas de remo e qualquer pessoa com mais de 10 anos pode participar. A importância da canoagem pode ser vista no sucesso do Cowboy, que começou aqui neste parque”, destaca.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS