Futsal | Lucas Castro | 23/05/2019 15h40

Time que homenageia Chapecoense e clube inglês participa do 41º Jogos Abertos de Campo Grande

Compartilhe:

“Chapecoleicester”. Você deve se perguntar: que nome é este? Calma lá, tem explicação. Este foi o nome dado para uma equipe amadora de futebol de salão que disputa campeonatos em Campo Grande. A denominação foi dada pelo idealizador e capitão do time, Helton Oliveira, formado em jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e boleiro nas horas vagas.

Associação Chapecoense de Futebol, de Chapecó-SC mesclado a Leicester City Football Club, clube inglês que disputa a Premier League, divisão de elite do futebol inglês. Esta foi a ideia de Oliveira. Segundo ele, a concepção do nome deve-se a uma homenagem tanto ao clube catarinense, quanto ao da Inglaterra.

“Estes são dois times que subiram desde as divisões mais inferiores do futebol em seus países e tiveram títulos renomados. A Chapecoense faturou a Copa Sul-Americana de 2016, num ato de caridade por parte do Atlético Nacional, que concedeu o título ao time brasileiro, após a tragédia aérea. Leicester, porque venceu, de forma inédita e imprevisível, a Premier League 2015-2016”, explica Oliveira.

Oliveira destaca ainda um fato curioso que aconteceu na trajetória destas equipes. “Os times tinham o centroavante que jogou as quatro divisões nacionais na ‘escalada’ das equipes à elite. Bruno Rangel, pela Chapecoense (que faleceu no acidente) e Jamie Vardy, artilheiro do Leicester na campanha do título e que esteve até na última Copa do Mundo pela seleção inglesa”.

Participação nos Jogos Abertos

O Chapecoleicester não fica só no imaginário, no papel ou no grupo de amigos no WhatsApp. A equipe participará da 41ª edição dos Jogos Abertos de Campo Grande, promovido pela Prefeitura.

Oliveira acredita que a própria designação da equipe é para dar motivação e “deixar um suspense no ar” aos adversários. O grupo de atletas, que carrega em seu nome a essência e bravura de dois times médios em seus respectivos país, mas que “dão trabalho” aos rivais, chega para surpreender na competição.

Chapecoleicester durante amistoso na UFMS (Foto: Divulgação/AAAJUFMS)

“Acho que devemos ver [o nome da equipe] como uma motivação, acreditar em nós e que, com um trabalho organizado e dedicado, pode-se ir longe”, revela o dono da braçadeira do Chapecoleicester, ao Esporte Ágil.

Indagado a respeito do DNA e espírito do time, Oliveira foi claro e realista. “Depende muito de como o jogo e o adversário se comportam. É importante não desperdiçar a posse de bola na parte ofensiva e na defesa sermos aguerridos e concentrados”. O objetivo é a classificação à próxima fase dos Jogos Abertos, como forma de motivar ainda mais o andamento do projeto.

O Chapecoleicester estreia no certame nesta quinta-feira (23), às 19h, no ginásio do Colégio ABC. A equipe enfrenta o Juventus Futsal. Na próxima rodada, marcada para o dia 8 de junho, encara o Alecsandro Futsal, na Uniderp Agrárias. O time encontra-se na Chave K da primeira fase de classificação. Cada grupo possui três equipes e se classificam as duas melhores.

Equipe é formada por amigos e colegas de Oliveira (Foto: Divulgação/AAAJUFMS)

A equipe - Joe Cançanção, Marcos Alves, Rafael Aquino, Vinícius Ortiz, Helton Oliveira, Rafael Coimbra, Pedro Fialho, Lucas Castro, Leandro Silva e Ailton Uveda.

O 41º Jogos Abertos teve recorde de atletas e equipes inscritas. No total, serão 214 equipes, que participarão de 14 modalidades coletivas e individuais. São elas: atletismo, basquete 3×3, ciclismo, judô, beach tennis, natação, badminton, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, futsal, basquetebol, handebol e voleibol.

As tabelas e programações dos jogos podem ser conferidas por meio deste link.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS