Futsal | (Com informações da APn) | 06/04/2005 14h41

SED capacitou 50 professores da rede estadual

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Hoje, cerca de 50 professores de educação física da rede estadual de ensino que atuam em Campo Grande tiveram oportunidade de trocar experiências e aprimorar seus conhecimentos sobre a prática do futsal. O tema será abordado em uma capacitação do professor Julio Cesar de Souza, da Universidade Católica Dom Bosco.

As atividades foram desenvolvidas nesta manhã no poliesportivo Dom Bosco. Os participantes são os docentes que optaram por treinar futsal em suas aulas. Na rede estadual, o professor de educação física tem direito de oferecer treinamento de uma modalidade esportiva aos alunos.

A capacitação foi motivada pela própria busca dos professores, como explica a técnica pedagógica da SED (Secretaria de Estado de Educação), Meire Capellini. \"Na nossa última formação, uma palestra ministrada pelo professor Julio, também sobre futsal, chamou bastante a atenção dos participantes. A capacitação é uma espécie de continuação daquela. Naquele momento discutimos a parte teórica, agora será a parte prática\", acrescentou.

A atividade também tem o intuito de instrumentalizar os professores e enfatizar que existe um tratamento diferenciado entre aulas do currículo e de treinamento específico. Metodologia de treinamento, potencialidades e faixa etária do aluno serão aspectos enfatizados pelo professor Julio.

Para o professor da UCDB, que há 4 anos compartilha seus conhecimentos em atividades de formação, esta é uma \"ótima ocasião\" para os professores se atualizarem. \"É necessário que os profissionais estejam atentos à diferença na maneira de ensinar que existe entre uma aula \'normal\' e uma aula num período de treinamento.

Os estudantes que participam da aula são heterogêneos. Uns gostam, outros não, e fazem porque são \'obrigados\'. Já os que estão freqüentando um treinamento estão pré-dispostos a praticar determinado tipo de esporte. É justamente no tipo de abordagem com cada grupo que devemos estar atentos. Existe uma diferença de como trabalhar a motivação desses diferentes alunos\", afirma.

Julio acredita que esse trabalho é importante para a melhoria do ensino e o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos: \"Os professores estarão mais preparados para entender justamente a diferença de tratamento entre as aulas e o treinamento. Os estudantes com certeza serão beneficiados, pois, os professores saberão construir uma nova maneira de desenvolver um trabalho para contemplar todos os alunos\".

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