Futsal | Da redação | 04/02/2016 13h45

Internos do IPCG desenvolvem novos valores com o esporte

Compartilhe:

O Instituto Penal de Campo Grande realizou o 10º Campeonato de Futsal, durante os meses de novembro de 2015 a janeiro de 2016, tendo como principal objetivo a recreação e interação dos internos custodiados naquele Estabelecimento Penal.

Esse torneio é parte do Projeto “Mente sã num corpo são – Reeducando através do Esporte”, que teve sua fase inicial através do Futebol de quadra e pretende estender seu alcance aos presos através de outras atividades físicas como o Basquete, Tênis de Mesa, Xadrez e Dança.

O diretor da Unidade, Fúlvio Ramires, destaca que o projeto iniciou com o futsal pela facilidade de implantação imediata da atividade, uma vez que o presídio já tem uma quadra de esportes preparada para isso. “Estamos buscando conseguir as tabelas de basquete para dar seguimento ao Projeto, bem como um local apropriado e um professor de dança (do tipo free-style) para incentivar os alunos”, disse ele.

“O diferencial da competição é que os presos precisam ter bom comportamento para participar”, comenta o Diretor. As regras do campeonato são iguais das demais competições, exceto uma regra bem diferente das competições comuns, sendo obrigatório o respeito pelos companheiros, não sendo permitido nenhum tipo de agressão física ou verbal. Quem comete uma infração, por menor que seja, não pode mais jogar.

O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário do Estado de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS), Ailton Stropa Garcia, parabeniza o diretor e servidores do Instituto Penal pela iniciativa e destaca que as regras estabelecidas na competição são validas e de suma importância para a disciplina e o bom comportamento dos custodiados. “Essa ação serve de modelo para que as outras Unidades possam através dos esportes disciplinar os internos para eles voltarem ao convívio social com novos e melhores valores”.

Segundo a direção da Unidade, a ideia é promover o esporte e, por outro lado, cobrar o bom comportamento tanto dentro, como fora da quadra. A disciplina é indispensável e fundamental. A competição ocorre de duas a três vezes por ano e nessa última edição reuniu cerca de 170 internos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS