Futsal | Rosália Silva | 16/01/2005 17h12

Copa Morena terá 18 equipes; outras 6 estão fora

Compartilhe:

Três jogos abrem nesta segunda-feira a fase metropolitana da 27ª Copa Morena de Futsal. As partidas acontecem no Ginásio Guanandizão, a partir das 19 horas, com jogos entre: Polícia Militar x Três Irmãos, Bombeiros x Nova Lima e CMO x Moreninhas.

Dezoito equipes estão inscritas, divididas em três grupos:

Grupo A: Universitários Federais, Polícia Militar, Três Irmãos, Corpo de Bombeiros, Nova Lima e Vila asser.

Grupo B: CMO, Moreninhas, Coophatrabalho, Seri, Baixada Fluminese e Pinheiros.

Grupo C: Associação Atlética, Quadra XV, VSP, Belo Horizonte, 14 de Julho e Estrelinha.

CMO
A equipe do exército, que faz a sua primeira Copa Morena, tem jogadores experientes no elenco. Na última sexta-feira, o time fez um dos últimos treinamentos antes da partida desta segunda-feira contra o Moreninhas, às 21 horas.

Para o coronel Centurião, que coordena a equipe de futsal do CMO, a idéia é fazer uma boa apresentação.  "Temos jogadores experientes. Quatro ou cinco deles já participaram da Copa Morena e os outros têm experiências em outros torneios", informou. O segundo jogo do time na Copa Morena será na sexta-feira, contra a Coophatrabalho.  Também compõe a comissão técnica do CMO: o tenente Nakamura (técnico), o sargento Wilson Alves (auxiliar), sargento Eric (preparador físico), cabo Matioli (treinador de goleiros) e o cabo Terêncio (massagista e roupeiro). E os médicos e auxiliares são escalados pelo no Hospital Geral.


UFMS
Com estréia marcada para a próxima quarta-feira, os acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul terão pela frente o time da Polícia Militar. No fim de 2004, os universitários ficaram com o título da Copa UFMS de Futsal e prometem dar trabalho aos adversários. O time é comandado por Antônio Carlos, que está confiante em seus jogadores.

 

Polêmica
Seis equipes desfalcarão a disputa promovida pela Rede Mato-grossense de Televisão. Juntas, as equipes da Uniderp, Unaes, UCDB, Colégio ABC,  Funec/Corumbá e Comercial Mariano/Dourados (atual campeã) decidiram não participar do torneio, devido a uma exigência da Rede Globo em relação ao direito de imagem.

Com a nova regra, as instituições não poderiam dar nome às equipes, com isso, por exemplo o time da Funec poderia colocar qualquer nome fantasia, menos Funec. De acordo com o coordenador de exportes do Colégio ABC, Herculano Borges, "sabemos que o objetivo de uma empresa em participar de eventos como a Copa Morena está exclusivamente na mídia oferecida, já que sua organização deixa a desejar, então tomamos a decisão de não participar da competição e nem cedermos nossos atletas para outras equipes".
 
O  técnico da Uniderp/Mace, Sérgio Pavão, afirmou que "é inviável criar e, principalmente, manter uma equipe sem divulgar seus parceiros". Pavão conclui dizendo que "a Uniderp futsal possui atualmente como parceiros a Sanesul, Anita, Dalponte e Posto Gueno, como irei justificar o investimento dessas empresas se não posso divulgá-las?".

O coordenador geral da Copa Morena, Onésimo Filho, explica que as equipes estão acostumadas a ter o nome das empresas divulgado de graça e que a taxa de R$ 200 de credenciamento do atleta não paga nem de longe esta inserção. Por isso, com a resolução nacional aceita pela TV Morena (filiada à rede Globo), em 2005 os times somente poderão exibir seus patrocinadores na estampa dos uniformes e não mais nos nomes.  "As equipes não têm gastos para participar, elas têm cobertura, espaço na TV e ginásio", explicou Onésimo.

Outra equipe que não irá participar é a da UCDB, porque segundo o coordenador de esportes da Universidade, Julio César Pelezinho, "tem que ter retorno para a empresa participar, e se cortar o nome da instituição ninguém vai querer investir, porque esta é uma mídia espontânea".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS