Futsal | Rosália Silva | 12/01/2005 15h59

Copa Morena começa na 2ª desfalcada de 6 equipes

Compartilhe:

Futsal

A 27ª edição da Copa Morena de Futsal começa na próxima segunda-feira, e entre as equipes inscritas não estarão seis tradicionais equipes da modalidade: Uniderp, Unaes, UCDB, Colégio ABC,  Funec/Corumbá e Comercial Mariano/Dourados (atual campeã). Os times não se inscreveram na disputa devido a uma exigência da Rede Globo em relação ao direito de imagem.

Com a nova regra, as instituições não poderiam dar nome às equipes, com isso, por exemplo o time da Funec poderia colocar qualquer nome fantasia, menos Funec. De acordo com o coordenador de exportes do Colégio ABC, Herculano Borges, "sabemos que o objetivo de uma empresa em participar de eventos como a Copa Morena está exclusivamente na mídia oferecida, já que sua organização deixa a desejar, então tomamos a decisão de não participar da competição e nem cedermos nossos atletas para outras equipes".
 
O  técnico da Uniderp/Mace, Sérgio Pavão, afirmou que "é inviável criar e, principalmente, manter uma equipe sem divulgar seus parceiros". Pavão conclui dizendo que "a Uniderp futsal possui atualmente como parceiros a Sanesul, Anita, Dalponte e Posto Gueno, como irei justificar o investimento dessas empresas se não posso divulgá-las?".

O coordenador geral da Copa Morena, Onésimo Filho, explica que as equipes estão acostumadas a ter o nome das empresas divulgado de graça e que a taxa de R$ 200 de credenciamento do atleta não paga nem de longe esta inserção. Por isso, com a resolução nacional aceita pela TV Morena (filiada à Globo), em 2005 os times somente poderão exibir seus patrocinadores na estampa dos uniformes e não mais nos nomes. Onésimo lembra ainda a transmissão da Liga de Vôlei que era feita pela TV Globo e foi tirada do ar devido aos times levarem os nomes dos patrocinadores.
"As equipes não têm gastos para participar, elas têm cobertura, espaço na TV e ginásio", explicou Onésimo.

Outra equipe que não irá participar é a da UCDB, porque segundo o coordenador de esportes da Universidade, Julio César Pelezinho, "tem que ter retorno para a empresa participar, e se cortar o nome da instituição ninguém vai querer investir, porque esta é uma mídia espontânea".
Onésimo também afirma que apesar destas seis equipes não participarem, o torneio terá o mesmo número de inscritos do ano passado, dezesseis.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS