Futebol Europeu | UOL | 25/02/2008 13h08

Ronaldo teme seqüelas e admite retornar ou se aposentar

Compartilhe:

São Paulo (SP) - O atacante Ronaldo teme que a lesão sofrida no joelho esquerdo deixe seqüelas para sua "vida social". O jogador do Milan foi operado no dia 15 para reconstrução do tendão patelar do joelho e admitiu que pode encerrar a carreira, mas revelou que sonha com retorno ao futebol em estádio lotado.

"Se eu não fizer direito a recuperação, muito provável que eu tenha, que deixe alguma seqüela. Mesmo que eu pense que amanhã eu não voltar a jogar, tenho de fazer o melhor na recuperação para amanhã ou depois eu andar com meu filho, andar de bicicleta com ele, correr com ele, sem ter dor, sem ter nenhuma seqüela", disse o artilheiro, de 31 anos, em entrevista ao "Fantástico", da TV "Globo", neste domingo.

Ronaldo recebeu alta na sexta-feira e voltou a falar que pode se aposentar depois da terceira cirurgia no joelho (as outras, no fim de 1999 e em abril de 2000, foram no direito para o mesmo problema). "Tenho de estar preparado para isso também. Tenho de saber que não vai ser fácil, que vai ser uma recuperação muito dura, muito difícil e que pode acontecer de ocorrer algum problema no meio da recuperação e, infelizmente, eu não poder jogar mais. Se no final eu tiver dor mesmo recuperado e puder levar uma vida normal, mas tiver dor, talvez seja a hora mesmo de dizer adeus ao futebol."

Na entrevista coletiva após deixar o hospital Pitié-Salpétriere, em Paris, Ronaldo disse que vinha uma luz no fim do túnel. "Digamos que essa luz tem um refletor de um campo de futebol. E o campo ali, refletores acesos, torcida gritando, torcendo, gritando meu nome e 21 jogadores dentro de campo me esperando no estádio. Eu imagino assim", disse.

Bicampeão do mundo, o atacante minimizou as conquistas na carreira ao falar sobre a motivação para se recuperar. "Às vezes, eu paro para pensar e chego a essa conclusão também, mas quando eu estou em campo, nada disso importa, nem dinheiro, nem título, nem... Quando eu estou em campo, eu faço como se tivesse em Bento Ribeiro, onde eu nasci, jogando com meus amigos de infância e brincando de ganhar o time adversário. Essa é a melhor sensação que existe."

Com planos de casar de novo (hoje namora com a estudante Maria Beatriz) e de ser "um melhor pai" (tem um filho, Ronald, de 8 anos, com a modelo Milene Domingues), Ronaldo minimizou as chances de jogar no Flamengo, seu clube de coração. "Não é exatamente o melhor momento para se falar de Flamengo, ou do Milan ou de qualquer outro clube, porque logicamente nenhum clube quer um jogador operado duas vezes, com duas lesões gravíssimas no joelho, nenhum clube pensa em contratar um jogador assim, com 31 anos, com dúvidas se vai voltar a jogar ou não. Mas, ao mesmo tempo, eu não preciso de nenhum tipo de caridade de nenhum time, graças a Deus, graças a minha história no futebol."

Ronaldo deve passar esta semana em seu apartamento na França, onde já começou a fisioterapia. No tratamento inicial, eletrodos incentivam a drenagem, e um equipamento que dobra o joelho de Ronaldo até 30º (a angulação será aumentada ao longo dos dias).

O primeiro mês da recuperação será realizado na Europa, entre Milão e Paris. No fim de março, ele passará por uma nova ressonância e, caso seja liberado, seguirá a fisioterapia no Brasil.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS