Futebol Europeu | GE.net | 23/05/2007 11h45

Nesta terça-feira, Milan e Liverpool reeditam final de 2005

Compartilhe:

Atenas (Grécia) - Protagonistas de uma decisão inesquecível em 2005, Milan e Liverpool escrevem outro capítulo desta particular rivalidade nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), quando decidem outra vez o título da Copa dos Campeões, mas agora no Estádio Olímpico, em Atenas.

Há dois anos, o time inglês levou a melhor e ficou com o título após virar o primeiro tempo perdendo por 3 a 0. Em apenas 15 minutos, o Milan sofreu o empate na etapa final, retomou o domínio da partida, mas sucumbiu por 3 a 2 na cobrança dos pênaltis. Após aquela antológica final, o confronto entre os dois é cercado de muita rivalidade.

Dos dois elencos que disputaram o confronto em Istambul, 11 atletas devem iniciar o confronto desta quarta-feira. Pelo lado do Milan, o goleiro Dida, o zagueiro Nesta, os volantes Gattuso e Pirlo, e os meia Seedorf e Kaká, enquanto o Liverpool terá os laterais Finnan e Riise, o zagueiro Carragher, o volante Gerrard e o meia Xabi ALonso, heróis de 2005, provavelmente começando em Atenas. No banco, os técnicos serão os mesmos: Carlo Ancelotti pelo Milan, e Rafa Benítez pelo Liverpool.

De quebra, a decisão ainda tem mais um ingrediente histórico. Se ganhar novamente, o time inglês chegará a seis conquistas, mesmo número do adversário de Milão. Apenas o Real Madrid, com nove conquistas, sentiu mais vezes que o Milan o gosto de ser campeão da principal competição interclubes da Europa.

Apesar de toda a expectativa, o Milan evitou ao máximo mencionar a palavra revanche durante a semana. "Não queremos nos vingar do Liverpool, pois há dois anos eles foram melhores e ganharam. Dessa vez queremos ser os melhores, não para termos uma boa revanche, e sim porque esse título é o mais importante que se pode disputar em nosso continente. Todos os times europeus jogam ao longo da temporada sonhando com esse momento e é por isso que vamos suar sangue para vencer", afirmou Ancelotti.

Pelo lado do Liverpool, o técnico Rafa Benítez também acredita que o que vai mover essa final não será a lembrança de 2005. "O Liverpool batalhou muito para chegar a essa decisão, pois passamos por vários obstáculos que ninguém esperava, como Barcelona e Chelsea. O Milan também sempre foi apontado como um dos favoritos e conseguiu sempre se impor sobre os adversários. Independentemente do que aconteceu há dois anos, teremos nesta quarta-feira um belo jogo de futebol e espero que no fim a gente possa comemorar", disse o espanhol.

Os dois treinadores já sentiram o gostinho do título. Rafa na tão falada final contra o Milan. Já Ancelotti foi campeão na temporada 2002-2003, quando já estava no comando dos rossoneri e naquela ocasião conseguiu superar a Juventus numa decisão italiana.

Um dos remanescentes daquela decisão, o brasileiro Kaká adianta que o Milan entrará com tudo para levar a taça. "Nesses momentos que antecedem ao jogo é pura ansiedade e por mais que a gente procure controlar, ficamos imaginando o que pode acontecer em campo. Estamos todos focados nesta conquista e será a realização de um sonho a conquista deste título", afirmou o artilheiro da competição.

Herói da final de 2005, o goleiro Dudek ficará no banco de reservas e o Liverpool tem apenas uma dúvida para o confronto. O holandês Zenden se recupera de lesão e pode ser substituído por Kewell. Já no Milan, Maldini é a preocupação. Com dores no joelho, ele deve começar na reserva de Jankulosvki. No ataque, Gilardino e Filippo Inzaghi disputam o lugar isolado no setor.

FICHA TÉCNICA
MILAN-ITA X LIVERPOOL-ING

Local: Estádio Olímpico, em Atenas (Grécia)
Data: 23 de maio de 2007, quarta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Herbert Fandel (Alemanha)
Assistentes: Carsten Kadach e Volker Wezel (ambos da Alemanha)

MILAN: Dida; Oddo, Nesta, Kaladze e Jankulovski; Gattuso, Pirlo e Ambrosini; Seedorf e Kaká; Filippo Inzaghi
Técnico: Carlo Ancelotti

LIVERPOOL: Reina; Finnan, Carragher, Agger e Riise; Gerrard, Mascherano, Xabi Alonso e Zenden (Kewell); Kuyt e Crouch
Técnico: Rafa Benítez

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS