Futebol Europeu | UOL | 23/05/2007 17h55

Milan se vinga do Liverpool e conquista o 7º título europeu

Compartilhe:

Atenas (Grécia) - A Europa está pela sétima vez nas mãos do Milan. Nesta quarta-feira, a mais vencedora equipe italiana da história derrotou por 2 a 1 o Liverpool, seu algoz na decisão de dois anos atrás, para levantar a Liga dos Campeões. A festa do time de Kaká, Dida e companhia foi construída no estádio Olímpico de Atenas, na Grécia, através de dois gols do experiente atacante Inzaghi.

Com a sétima conquista na Liga dos Campeões (1963, 1969, 1989, 1990, 1994, 2003 e 2007), o Milan se afirma como a segunda maior força da história da competição, com apenas duas taças a menos em relação ao Real Madrid, e ainda como o principal vencedor do torneio continental deste século.

Também foi a vingança italiana sobre os rivais ingleses, que conquistaram a edição de 2005 da Liga dos Campeões justamente sobre o Milan, saindo de uma desvantagem de três gols para desenhar uma improvável reação, definida somente na disputa de pênaltis.

No entanto, ao contrário da dramaticidade do confronto de dois anos atrás, o Milan construiu a vitória com um pouco mais de tranqüilidade. A equipe italiana chegou a ser dominada territorialmente no primeiro tempo, sem sofrer grandes sustos, e conseguiu o gol em seu primeiro chute na meta rival, em uma cobrança de falta de Pirlo que desviou em Inzaghi na trajetória.

Na etapa final, o Milan manteve o planejamento, apostando em seu meio-campo congestionado de volantes para truncar o jogo e nos contra-ataques. Num deles, Inzaghi recebeu de Kaká entre a marcação e praticamente definiu o triunfo.

No fim, depois de uma jogada de escanteio, Agger desviou na primeira trave e Kuyt empurrou de cabeça para as redes. Mas o gol do holandês aconteceu tarde demais para iniciar uma reação do Liverpool.

Kaká foi o principal nome da trajetória milanista até a conquista da sétima Liga dos Campeões da história do clube. O meia brasileiro comandou o time ao lado do holandês Seedorf nas vitórias sobre Celtic, Bayern de Munique e Manchester United na fase de "mata-mata".

Na decisão, a estrela da seleção voltou a brilhar, mesmo com a implacável marcação do argentino Javier Mascherano. Kaká foi o mentor do segundo gol do Milan, assistindo Inzaghi entre dois marcadores do Liverpool.

Consagrado como um dos grandes nomes na campanha vitoriosa do Milan, Kaká ainda termina a Liga dos Campeões como principal artilheiro da competição, com dez gols marcados.

Outro personagem da conquista do heptacampeonato europeu do Milan é o veterano Paolo Maldini, que chegou ao recorde de oito finais de Liga dos Campeões, igualando feito do espanhol Francisco Gento, ídolo do Real Madrid nos anos 50 e 60. O zagueiro tem no currículo as decisões de 1989, 1990, 1994, 2003 e 2007, vencidas pelo time italiano, além de 1993, 1995 e 2005, quando sua equipe foi derrotada.

Campeão, o Milan volta a conquistar um título após duas temporadas de decepções. A última conquista da equipe do técnico Carlo Ancelotti havia sido no Campeonato Italiano de 2003-04.

O título da Liga dos Campeões ainda faz o clube virar a página de um pesadelo fora dos campos, que, inclusive, chegou a ameaçar a participação da equipe na competição.

Envolvido em um escândalo de corrupção de arbitragem e resultados arranjados na Itália, o Milan foi punido com a perda de pontos no campeonato nacional de seu país, mas escapou do rebaixamento e, com algum esforço nos bastidores, conseguiu manter sua vaga na Liga dos Campeões.

MILAN 2 x 1 LIVERPOOL

Milan
Dida; Massimo Oddo, Alessandro Nesta, Paolo Maldini, Marek Jankulovski (Kaladze); Gennaro Gattuso, Andrea Pirlo, Massimo Ambrosini, Clarence Seedorf (Favalli), Kaká; Filippo Inzaghi (Gilardino)
Técnico: Carlo Ancelotti

Liverpool
Pepe Reina; Steve Finnan (Arbeloa), Daniel Agger, Jamie Carragher, John-Arne Riise; Jermaine Pennant, Javier Mascherano (Crouch), Xabi Alonso, Steven Gerrard, Boudewijn Zenden (Kewell); Dirk Kuyt
Técnico: Rafa Benítez

Data: 23/05/2007, quarta-feira
Local: estádio Olímpico de Atenas (Grécia)
Árbitro: Herbert Fandel (ALE)
Auxiliares: Carsten Kadach e Volker Wezel (ALE)
Cartões amarelos: Gattuso, Jankulovski (MIL); Mascherano, Carragher (LIV)
Gols: Inzaghi, aos 44min do primeiro tempo e 37min do segundo tempo; Kuyt, aos 43min do segundo tempo

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS