Futebol Europeu | Da Redação/Com Globoesporte.com | 10/01/2012 12h29

Messi é eleito melhor do mundo pela terceira vez consecutiva

Compartilhe:

Zurique (Suiça) - O argentino Lionel Messi conquistou nesta segunda-feira seu terceiro prêmio seguido de melhor jogador do mundo em cerimônia da Fifa realizada em Zurique, na Suíça. A entrega do prêmio foi feita por Ronaldo, que também conquistou o troféu por três vezes.

O evento ainda teve o gol de Neymar escolhido como o mais bonito do ano. O atacante do Santos, que fez um golaço em partida contra o Flamengo, em julho, pelo Campeonato Brasileiro, tinha Rooney e Messi como concorrentes.

“Estou muito feliz por participar da festa e vencer o prêmio contra dois grandes craques que sou fã”, disse o santista em discurso.

Na premiação feminina, Marta ficou em segundo lugar, perdeu a hegemonia de cinco anos seguidos e viu o prêmio ir para a japonesa Homare Sawa.

Na eleição dos 11 melhores jogadores do ano, apenas um brasileiro na lista: o lateral Daniel Alves.

Aliás, o time foi formado praticamente por atletas do Barcelona e Real Madrid. Foram cinco do Barça contra quatro do Real.

Os 11 melhores foram: Casillas (Real Madrid), Daniel Alves (Barcelona), Piqué (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid), Vidic (Manchester United), Iniesta (Barcelona), Xavi (Barcelona), Xabi Alonso (Real Madrid), Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Rooney (Manchester United).

Supremacia Messi

Melhor jogador do planeta, Messi teve 47,88% dos votos de jornalistas, treinadores e capitães das seleções. Cristiano Ronaldo (21,6%) e Xavi (9,23%) também estavam no páreo.

O argentino entra para a história por ser o primeiro a receber a premiação por três anos seguidos.

O camisa 10 do Barça teve uma temporada impecável e considerada quase perfeita. Foram seis campeonatos e cinco títulos: campeão pelo Espanhol, Liga dos Campeões, Mundial, Supercopa da Espanha e Supercopa da Europa (a única derrota foi a Copa do Rei para o Real Madrid).

Nas estatísticas, o hermano fez 70 jogos na temporada entre Barça e seleção argentina, marcou 59 gols, deu 28 assistências, venceu 49 partidas, perdeu 17 e empatou quatro.

Técnicos 

Pep Guardiola (41,92%) foi eleito o melhor técnico e superou Alex Ferguson (15,61%) e José Mourinho (12,43%).

No entanto, Ferguson ainda levou o prêmio presidencial da Fifa, em homenagem ao conjunto de sua carreira. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS