Futebol Europeu | Terra | 20/01/2016 10h07

Mesmo banido, Blatter segue recebendo salário na Fifa

Compartilhe:

Banido por oito anos de qualquer atividade ligada ao futebol, o ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, segue recebendo salários da entidade. Segundo a agência “Reuters”, o dinheiro cairá na conta do suíço até a eleição do novo comandante da organização, marcada para o dia 26 de fevereiro.

A agência de notícias conversou com o porta-voz do comitê de auditoria da Fifa, que confirmou a informação. O salário de Blatter foi mantido após a suspensão temporária por 90 dias. Depois, ao ser banido pelo Comitê de Ética, o vencimento não foi cortado.

– Até a eleição de um novo presidente, em 26 de fevereiro, o Sr. Blatter é o presidente eleito e, portanto, de acordo com o seu contrato, tem o direito de receber a sua remuneração. O comitê de remuneração decidiu, por consequência, em sua última reunião, não efetuar quaisquer novos pagamentos de bônus a Blatter – explicou o porta-voz.

Blatter e Michel Platini foram banidos do futebol por suspeita de corrupção. Eles não comprovaram um pagamento feito pelo suíço ao ex-jogador em 2011. O francês recebeu cerca de R$ 8 milhões, dias antes do pleito da Fifa naquele ano, e alegou que a quantia era proveniente de serviços prestados entre 1999 a 2002, quando fez um trabalho para Blatter na entidade.

A versão de ambos não foi aceita pelo Comitê de Ética, que entendeu que a prática foi um suborno, uma vez que Platini retirou sua candidatura para a eleição da Fifa semanas antes do pleito em 2011. A verba não consta no balanço da organização daquele ano, e Blatter disse que era um ‘acordo verbal’ entre eles.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS