Futebol Europeu | GE.Net | 01/05/2007 21h23

Liverpool vence o Chelsea nos pênaltis e tenta sexto título

Compartilhe:

Liverpool (Inglaterra) - O Liverpool conseguiu repetir a semifinal da Copa dos Campeões de 2004/05, quando eliminou o Chelsea. Mas dessa vez, foi mais sofrido. Depois de perder a primeira partida por 1 a 0, em Londres, o time da terra dos Beatles conseguiu vencer o jogo de volta, em casa, pela mesmo placar. Como ninguém fez gol na prorrogação, a vaga na final foi decidida apenas nos pênaltis e os Reds se deram melhor.

Agora, o Liverpool espera o vencedor da semifinal entre Milan e Manchester United, que acontece nesta quarta-feira, podendo repetir a final de 2005, quando enfrentaram os italianos em Istambul e venceram também nos pênaltis, depois de empatar em 3 a 3. Os ingleses tentam em Atenas esse ano seu sexto título continental em sua sétima final.

Mesmo com a vantagem do empate, o Chelsea foi para cima do Liverpool no início da partida, pressionando o time da casa, que não conseguiu sair de se campo de defesa. Mas nos minuto seguintes, os Reds mostraram a que vieram: lances laterais a cruzamentos na área, principalmente com Gerrard, que procurava o gigante Peter Crouch dentro da área.

Após esse equilíbrio inicial, a partida ficou muito lenta, com as duas equipes marcando forte no meio campo, e por isso mesmo, chegando com pouco perigo ao gol adversário. O atacante Drogba ficava muito isolado à frente do time do Chelsea, além do Liverpool consegui dominar o ímpeto do time londrino, principalmente com meio-campista argentino Javier Mascherano, que fez boa partida.

Com poucas chances, o Liverpool aproveitou melhor as dele. Aos 22 minutos do primeiro tempo, o time de terra dos Beatles abriu o placar em joga ensaiada. Enquando todos esperavam um cruzamento na área, Gerrard cobra falta rasteira, atrás de defesa do Chelsea, e o zagueiro Agger chega de trás para chutar forte, rasteiro, no canto de Cech, para abrir o placar do estádio Anfield Road.

Mesmo atrás no placar, o Chelsea não conseguia chegar com perigo ao gol de Reina, errando muitos passes. As melhores chances do time londrino eram em cruzamentos, mas os atacantes não estavam em noite inspirada. Quando precisava, o Liverpool contava com as firmes defesas do goleiro espanhol, o que aconteceu aos 31 minutos da primeira etapa, em um chute perigoso de Drogba.

Querendo evitar a prorrogação, o Chelsea começa o segundo tempo tomando a iniciativa e querendo o gol de empate. Mas o Liverpool conseguiu dominar esse ímpeto inicial e retomou o domínio da partida. Com isso, chegou com muito perigo ao gol do Chelsea duas vezes seguidas. Na primeira, Cech defedeu cabeçada de Crouch, e em seguida, Kuyt, também de cabeça, mandou a bola na trave.

Demonstrando um grande cansaço, o Chelsea parecia já querer levar a partida para a prorrogação, depois que viu suas ações ineficientes no início da etapa complementar. Já o Liverpool, aproveitava a força que vinha das lotadas arquibancadas de Anfield Road, e tentava decidir logo o placar e a vaga na final da Copa dos Campeões. Para isso, marcava muito forte o Chelsea, que não conseguia sair de seu campo de defesa.

Nos dez minutos finais do tempo regulamentar da partida, os Blues ainda tentaram uma reação, mas paravam na sólida defesa dos Reds, que ganhavam todas na marcação, liderados por Gerrard e Mascherano. Mesmo assim, o tempo regulamentar acabou com o placar de 1 a 0 para o Liverpool, indo para a prorrogação.

Assim como aconteceu na maior parte da partida, o Liverpool também dominou o primeiro tempo da prorrogação. Com 8 minutos, o holandês Dirk Kuyt perdeu uma grande chance. Ele recebeu bola muito bem enfiada por Mascherano. Na cara do gol, o atacante não conseguiu driblar Cech e perdeu a chance de definir o placar. O segundo tempo foi mais lento, com o Chelsea esperando os pênaltis.

Na cobranças diretas da marca do pênalti, Robben e Geremi perderam para o Chelsea (contando com grandes defesas de Reina), garantindo a classificação do Liverpool na final da Copa dos Campeões. Nenhum jogador dos Reds desperdiçou sua cobrança.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS