Futebol Europeu | UOL | 22/04/2007 19h34

Inter bate Siena e conquista título italiano por antecipação

Compartilhe:

Milão (Itália) - Com dois gols de Materazzi, a Internazionale de Milão venceu neste domingo o Siena por 2 a 1 e conquistou matematicamente seu 15º título no Campeonato Italiano. Jogando na casa do adversário, o time dos brasileiros Adriano, Maicon, Júlio César e Maxwell foi beneficiado também pela derrota da Roma para o Atalanta, por 2 a 1.

Faltando ainda cinco rodadas para o final do campeonato, a vantagem da Inter sobre a Roma está em 16 pontos, não podendo mais ser alcançada. O título poderia ter sido comemorado na quarta-feira, mas a Inter acabou perdendo para a Roma, por 3 a 1.

Agora, finalmente pode festejar um título conquistado nos gramados, já que na última temporada, a equipe foi campeã apenas fora de campo, depois das punições ao Milan e Juventus, envolvidas no escândalo de resultados combinados que atingiu o futebol da Itália. No campeonato propriamente dito, a Inter havia ficado em terceiro lugar.

Mas o técnico Roberto Mancini não desmerece a conquista anterior. "O título do ano passado foi importante pelo que aconteceu antes. Foi o scudetto da justiça", afirma.

Ele reconhece, no entanto, que a vitória deste ano tem um sabor diferente. "Este título foi conquistado com emoções diárias, jogos difíceis e no campo", conclui.

Neste domingo, Materazzi marcou o primeiro aos 16 minutos de partida, mas a Inter não pôde nem respirar, porque, três minutos depois, Negro deixou tudo igual. A vitória só foi assegurada no segundo tempo, quando o goleiro Manninger derrubou Julio Cruz, cedendo pênalti convertido por Materazzi, aos 15 minutos.

A Inter dominou todo o campeonato nesta temporada. Começou com quatro vitórias e três empates, até vencer o Livorno pro 4 a 1 e iniciar uma seqüência de 17 jogos sem derrota, interrompida apenas no jogo contra a Roma. O time também conseguiu duas vitórias sobre o Milan, feito inédito em 25 anos. No total, foram 26 vitórias, seis empates e apenas uma derrota até a conquista do troféu.

"Como técnico, você sempre tenta vencer. Mas, às vezes, você pode perder por falta de sorte. Você precisa de um pouco de sorte e de um bom time", resume Mancini, que está à frente da Inter desde 2004.

Com o título antecipado, a Inter iguala o recorde do Torino e da Fiorentina que também foram campeões com cinco rodadas de antecedência, em 1948 e 1956, respectivamente.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS