Futebol Europeu | UOL | 15/01/2008 17h08

G-14 é encerrado para a criação de Associação de Clubes

Compartilhe:

Zurique (Suiça) - A Fifa, entidade máxima do futebol, e a Uefa, que rege o esporte no Velho Continente, anunciaram nesta terça-feira, em consenso com os clubes, a dissolução do G-14, grupo formado pelas principais agremiações da Europa. A instituição ganha outro nome e outra formação - será, a partir de agora, a Associação de Clubes Europeus.

O G-14, que conta com as principais potências do futebol europeu, como os espanhóis Real Madrid e Barcelona, o inglês Manchester United e o italiano Milan, vinha tendo atritos com a Fifa e a Uefa durante os últimos anos, mas concordou em assinar uma carta em que se propõe a trabalhar mais intensamente e em conjunto com as duas entidades.

Em troca, tanto a Uefa quanto a Fifa afirmaram que passarão a recompensar economicamente os jogadores que participarem dos Campeonatos Europeus e de Mundiais.

"Os clubes querem ser ouvidos e assistidos. A proposta tem fundamento", aprovou o presidente da Uefa e ex-jogador Michel Platini. "A carta de intenções foi assinada, mas não deve ser considerada um passo político, mas estratégico."

Na reunião, qualificada pela Fifa como "histórica", os clubes concordaram com uma série de condições, entre elas a retirada de demandas judiciais do antigo G-14 e pela transformação na Associação de Clubes Europeus, que deve passar a contar com mais de 100 membros.

O acordo deve pôr fim às constantes ameaças do G-14 à Liga dos Campeões, principal campeonato interclubes da Europa. Há anos, o grupo ameaça a Uefa, organizadora do torneio, de retirar seus principais representantes da competição e enfraquecer a Liga.

No dia 21 de janeiro, a Uefa anunciará oficialmente a criação da nova Associação de Clubes Europeus.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS