Futebol Europeu | Gazeta Esportiva.Net | 30/04/2008 18h19

'Freguês', Chelsea supera o Liverpool e faz decisão inédita

Compartilhe:

Londres (Inglaterra) - Acabou a freguesia: o Chelsea finalmente superou o Liverpool e conquistou sua inédita vaga para a final da Copa dos Campeões da Europa. Nesta quarta-feira, depois de ter conseguido um empate por 1 a 1 fora de casa no jogo de ida das semifinais, o emergente time de Londres levou a melhor em Stamford Bridge com uma vitória por 3 a 2, carimbando seu passaporte para a final do dia 21, em Moscou, contra o Manchester.

Curiosamente, Liverpool e Chelsea haviam se enfrentado em duas semifinais das três edições anteriores da Champions - e, em todas, o Liverpool havia levado a melhor sobre o então time do técnico José Mourinho. Além disso, a definição do Manchester na semifinal desta terça-feira garantiu pela primeira vez um duelo inglês na final européia - o que já havia acontecido com espanhóis (2000, entre Real Madrid e Valencia) e italianos (2003, entre Milan e Juventus).

Nos primeiros 15 minutos, Chelsea e Liverpool evitaram se expor: os azuis chegaram pelo menos três vezes com Drogba, a única referência no ataque. Em compensação, é o Liverpool quem ameaça com mais perigo, graças a uma triangulação pela esquerda de Benayoun, Gerrard e Fernando Torres aos nove. O espanhol chegou na cara do gol, mas Petr Cech fechou em cima e mandou para escanteio.

A pressão, porém, parou por aí. O marfinense bem que tenta responder aos 18 ao mandar para fora um lançamento preciso recebido de Lampard. Essien, aos 21, e Ballack, aos 25 minutos, também se arriscam, mas seus tiros de longe param nas mãos de Pepe Reina. Mesmo assim, os londrinos eram melhores em campo, e já não sofriam com o sufoco dos primeiros minutos.

De quebra, os erros de passe no ataque do Liverpool acabaram garantindo o primeiro gol do Chelsea. Com 32 minutos, Kalou recebe contra-ataque na esquerda, se livra de Hyypia e bate para o gol. Reina defende, mas o rebote cai na direita para Drogba, que não perdoa. Na seqüência, Ballack quase amplia aos 41, mas a cobrança de falta do camisa 13 passa perto da trave direita.

No retorno, os Reds complicam a situação do Chelsea com uma cabeçada de Kuyt, que Cech defende com o pé logo aos dois minutos. A pressão, porém, não diminuiu como no primeiro tempo, e Cech logo foi vencido: aos 19 minutos, Benayoun passou pela defesa azul e tocou para Fernando Torres. Dentro da área, o espanhol conseguiu se equilibrar e tocar no canto do goleiro tcheco, empatando a partida.

O gol desorientou um pouco o clube da capital, que só voltou a assustar aos 31 minutos em jogada individual de Essien. Precavidos, os dois times abdicaram do ataque e levaram o jogo para a prorrogação, na qual o jogo finalmente pegou fogo. Logo aos cinco minutos, o próprio Essien teve um gol anulado, para protestos dos azuis. No entanto, um minuto mais tarde, Ballack sofreu pênalti de Hyypia, que foi convertido por Lampard. Emocionado, o jogador se ajoelhou e dedicou o gol à mãe, Pat Lampard, falecida no final da semana.

Embalados, os comandados de Avram Grant selaram a vitória oito minutos mais tarde, com gol de Drogba após cruzamento de Anelka. O palcar de 3 a 1 era a consagração do Chelsea, que garantia presença na final mais importante de sua história. Ao Liverpool, restou o segundo tempo da prorrogação, no qual o time ainda conseguiu diminuir com um gol de Babel, em uma falha de Cech no tiro de longe.

A consagração londrina, porém, não se abalou. Agora, além de decidirem o título da Europa, Chelsea e Manchester United decidem também o título do Campeonato Inglês. Ambos têm 81 pontos, contra 77 do Arsenal, a duas rodadas do final da competição. Pela Europa, os ingleses se encaram agora na Rússia.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS