Futebol Europeu | Globo.com | 14/02/2009 18h59

Felipão tinha discordâncias com um preparador do Chelsea

Compartilhe:

Londres (Inglaterra) - Uma das críticas feitas ao técnico Luiz Felipe Scolari em seu período à frente do Chelsea foi a de que ele não conseguia solucionar o crônico problema defensivo da equipe em bolas paradas. Após o jogo contra o Fulham pelo Campeonato Inglês, em que mais uma vez o time sofreu um gol de empate nos minutos finais, nascido em uma cobrança de escanteio, o treinador caminhou na direção do goleiro Petr Cech para perguntar por que ele não tinha orientado corretamente a marcação da defesa. Recentemente, Cech, Drogba e Ballack foram apontados como jogadores que se queixaram do brasileiro à diretoria e ao próprio dono do clube, o russo Roman Abramovich, dando motivos para sua demissão. O episódio do jogo contra o Fulham pode ter sido a maior evidência de problemas entre os dois, mas a origem é anterior.

O posto de preparador de goleiros era o único da comissão técnica que não contava com alguém indicado por Scolari. O pentacampeão mundial até trouxe Carlos Pracidelli, ex-Palmeiras, para trabalhar com ele, mas desde o começo fora anunciado que Pracidelli executaria outra função porque o francês Christophe Lollichon era o preferido do goleiro tcheco e continuaria no cargo.

Ao longo dos meses, a relação entre Felipão e Lollichon parece ter se deteriorado e o preparador teria ficado fora do vestiário no empate em casa, o estádio Stamford Bridge, em 0 a 0 com o Hull City, pela Premier League - último jogo do treinador à frente da equipe do Chelsea, sábado passado.

Perguntado sobre o caso nesta sexta, o inglês Ray Wilkins, ex-assistente de Felipão e técnico interino para o confronto fora de casa deste sábado, contra o Watford, pela Copa da Inglaterra, não desmentiu a história:

"É uma pergunta difícil. Porque são duas pessoas que trabalharam juntas, mas tinham idéias um pouco diferentes. Mas o que eu digo é que, quando você é o técnico, você é o chefe. Então, todo mundo tem que estar em linha com o chefe. E isso em qualquer setor da vida, não apenas no futebol", afirmou, para dizer não acreditar que a desavença fosse motivada pelo fato de o preparador não ser indicação do brasileiro.

"Felipe é um cara muito aberto. Aceita opiniões de todo mundo. Eu tive conversas longas com ele. Sobre tudo. E ele é um sujeito decente. Não é porque alguém está aqui por indicação de outra pessoa que isso seria um problema para ele".

Lollichon vem sendo visto como o responsável por jogar Cech contra Felipão e uma entrevista recente do preparador de goleiros para um rádio francesa, em que ele expôs sua visão sobre a dispensa do técnico, não contribuiu em nada para reverter essa imagem. O clube estaria até considerando multá-lo pelo que foi dito à rádio.

Sobre a marcação de bolas paradas, Wilkins quis fazer segredo e escondeu o sistema que usará para o jogo deste sábado, ao contrário de Scolari, que, em uma de suas entrevistas pré-jogo, disse que estava mudando a marcação homem a homem para um sistema misto - em que a marcação por zona seria usada em alguns momentos -, como tentativa de solucionar o problema. No entanto o inglês garantiu que não usará alternativas mistas, optando por apenas um sistema.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS