Futebol Europeu | Gazeta Esportiva.Net | 04/03/2008 15h35

Em vantagem, Barcelona tenta afastar zebra contra Celtic

Compartilhe:

Barcelona (Espanha) - Considerado o azarão antes mesmo do primeiro jogo, o Celtic encara o Barcelona nesta terça-feira, às 16h45, no Camp Nou, à espera de um milagre para avançar às quartas-de-final da Copa dos Campeões. Como perdeu a partida de ida por 3 a 2 na Escócia, os visitantes terão que superar os catalães por dois gols de diferença para escaparem da eliminação nas oitavas.

E, além de ter o elenco estelar do Barça pela frente, o Celtic precisará superar um retrospecto desfavorável para ficar com a vaga, já que nunca venceu fora de casa pela Copa dos Campeões, excluindo-se as fases pré-eliminatórias: em 16 jogos, foram 15 derrotas e um empate. O que pode animar, porém, é que este empate foi obtido justamente ante o Barcelona, em 2004.

A favor do Barcelona pesa ainda o ótimo desempenho do time nesta Champions como mandante. Em três jogos no Camp Nou na primeira fase, foram três vitórias, com oito gols marcados e apenas um sofrido, em jogo contra o Stuttgart.

Para evitar uma surpresa e sacramentar a classificação, contudo, o Barça vem abalado por uma derrota por 4 a 2 para o Atlético de Madri, que deixou o time a cinco pontos do Real Madrid, líder do Campeonato Espanhol. Os jogadores, no entanto, garantem que o revés não influenciará no duelo com os escoceses. "Há derrotas que fortalecem", avisou o brasileiro Edmílson, um dos mais criticados após a derrota em Madri.

Para a partida decisiva, o técnico Frank Rijkaard fez mistério e não divulgou a escalação. A surpresa deve ser a ida de Ronaldinho para a reserva, já que o treinador holandês tem adotado um rodízio no ataque do time, Assim, Messi, Henry e Eto'o formam a ofensiva.

Já na defesa, o mexicano Rafa Márquez, lesionado, é dúvida para o confronto, enquanto o argentino Milito, com febre, acabou virando desfalque de última hora para o time da casa. Assim, quem deve ganhar uma chance entre os titulares é o brasileiro Edmílson.

Pelos lados do Celtic, a ordem é não desanimar e manter a confiança na classificação mesmo com a derrota na ida. "Devemos ter sonhos e acreditar em milagres", afirmou o atacante Giorgios Samaras. "Se você não tem sonhos, não tem metas", filosofou.

FICHA TÉCNICA
BARCELONA X CELTIC

Local: Estádio Camp Nou, em Barcelona (Espanha)
Data: 4 de março de 2008, terça-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Pieter Vink (Holanda)
Assistentes: Adriaan Inia e Hans Ten Hoove (ambos da Holanda)

BARCELONA: Valdés; Zambrotta, Puyol, Edmílson e Abidal; Xavi, Touré, e Deco; Iniesta, Messi, e Eto'o.
Técnico: Frank Rijkaard.

CELTIC: Boruc; Wilson, Caldwell, Mcmanus, Naylor, Nakamura, Hartley o Donati, Brown, McGeady, Vennegoor e Mcdonald.
Técnico: Gordon Strachan.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS