Futebol Europeu | GE.Net | 24/12/2007 08h32

Com gol de Júlio Baptista, Real bate Barcelona no clássico

Compartilhe:

Barcelona (Espanha) - O Real Madrid conseguiu, neste domingo, o resultado mais importante de toda a temporada até este momento. Em pleno estádio Nou Camp, a equipe da capital espanhola derrotou o rival Barcelona por 1 a 0, pela 17ª rodada do Campeonato Espanhol, e abriu sete pontos de vantagem na liderança - 41 a 34 pontos.

O gol da vitória do Real foi feito por um brasileiro. E não foi de Robinho, um dos artilheiros da equipe. Foi do volante Júlio Baptista, aos 35 minutos do primeiro tempo, após bela tabela com o atacante holandês Ruud van Nistelrooy.

Além da conquista simbólica de "campeão de inverno", título dado ao campeão do 1º turno, o Real Madrid conseguiu quebrar uma invencibilidade de 11 jogos do Barcelona no Nou Camp. Entre jogos do Espanhol e da Copa dos Campeões da Europa, a equipe da Catalunha tinham vencido todas as partidas nesta temporada.

Esta foi a última rodada de 2007. O campeonato só voltará no primeiro final de semana de janeiro, nos dias 5 e 6. Em Madri, o Real receberá o Zaragoza. E o Barcelona viajará até Palma de Mallorca para enfrentar o Mallorca.

O jogo - Como era esperado, o clássico começou de forma eletrizante. O Barcelona, empolgado com a presença da torcida, tentou imprimir um ritmo mais veloz em suas jogadas de ataque, principalmente pelo lado direito. O Real, só na espera, arriscou mais jogadas individuais pelo meio.

Com muito equilíbrio nas ações de meio-de-campo, os lances de real perigo aos gols de Valdés e Casillas demoraram para acontecer. Num deles, o zagueiro brasileiro naturalizado português Pepe quase marcou de cabeça após uma falta da esquerda.

Aos 33 minutos, o Barcelona teve sua maior chance de gol. Iniesta fez grande jogada pela direita e, da linha de fundo, cruzou rasteiro no meio da área. A bola passou por Eto´o e sobrou para Ronaldinho, que chutou forte no meio do gol. Casillas fez grande defesa com os pés.

Dois minutos depois, numa bela jogada pelo meio, o Real conseguiu abrir o placar. Raúl tocou para Júlio Baptista, que de cabeça fez a bola chegar em Nistelrooy. Num toque de primeira, o holandês colocou o volante brasileiro livre na entrada da área para marcar num chute com o peito do pé direito no ângulo esquerdo de Valdés.

Na segunda etapa, a vantagem no placar deu tranqüilidade para a equipe de Madri jogar nos contra-ataques e nos erros do Barcelona. Com Eto´o apagado em campo por causa da forte marcação da zaga merengue, as melhores chances só aconteceram quando Ronaldinho arriscou sozinho pelo meio.

O técnico holandês Frank Rijkaard até que tentou dar mais velocidade ao ataque com a entrada do mexicano Giovani dos Santos, mas a falta de inspiração dos atacantes do time catalão atrapalhou seus planos. No fim, prevaleceu a raça e força de vontade do Real Madrid.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS