Futebol de Mesa | Pedro Nogueira/Da Redação | 10/12/2012 10h15

Após duelo entre melhores do ano, Roberto Giolo é campeão estadual

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - O Shopping Norte Sul Plaza foi palco neste sábado do Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol de Mesa na modalidade Dadinho, realizado pela Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do SUl (Fefumems).

As partidas acontecem em dois tempos de sete minutos. Se a partida permanece empatada, há prorrogação, de dois tempos de quatro minutos. Persistido o empate, cobrança de pênaltis.

Reunindo os melhores do ranking estadual, a competição teve como vencedor na Série Ouro Roberto Giolo, que venceu Rodrigo Goulart por 3 a 0 na final. Os dois são os melhores colocados do ranking. Juntos, venceram oito de dez campeonatos realizados este ano. Também foram os melhores do MS no Brasileiro de Dadinho realizado em Curitiba em novembro. Giolo ficou em nono e Rodrigo em décimo quarto.

Amigos fora de campo e fãs de futebol de mesa desde crianças, Giolo e Rodrigo estavam empatados em seu duelo pessoal antes da final. Até no Brasileiro se enfrentaram, mas empataram em 1 a 1. O agrômomo de 44 anos, atleta da Sobotoms, jogou com a Seleção Espanhola e levou a melhor sobre o encarregado de logística de 35, atleta do Cene, que estava atuando com a equipe do Grêmio.

"O nível do campeonato é muito forte. O legal é que o futebol de mesa está crescendo no estado e que conseguimos colocar dois sul-mato-grossenses entre os quinze do Brasil", declarou Rodrigo Goulart.

Giolo, que se diz fissurado por futebol de mesa, admitiu que após se destacar este ano, está empolgado. "Nós aqui somos amadores. No Rio e em São Paulo os clubes pagam os atletas, aqui a gente joga por amor. Mas vejo uma evolução. Dá para almejar coisas maiores".

Na Série Prata, Eduardo Martins, engenheiro, 42, venceu Luigi Mollerke por 3 a 2 e foi campeão. O flamenguista, que jogava desde os cinco anos de idade, voltou a jogar este ano depois de vinte anos parado.

Dadinho

A categoria Dadinho é considerada mais fácil de se jogar do que a outra modalidade, a Bolinha ou 12 toques. No Dadinho, a bola é um dado e as traves são menores do que as da Bolinha, o que resulta em médias de gols baixas. No Dadinho cada jogador pode dar até nove toques antes de chutar para gol.

Fefufems

É o primeiro ano da federação, fundada em abril. Segundo o presidente da entidade, Hélder Rafael, o saldo até agora é positivo."Temos trinta e três jogadores e seis clubes filiados. Esperamos atrair mais gente para o ano que vem", conta. Hélder aproveitou para anunciar que Campo Grande sediará o Brasileiro de Dadinho em 2013, nos dias 26 e 27 de outubro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS