Futebol de Base | Lucas Castro | 21/07/2019 12h30

União/ABC é campeão do Estadual Sub-19 e vai à Copinha

Compartilhe:

O Clube de Esportes União/ABC é o campeão do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Amador Sub-19 2019. A equipe campo-grandense venceu, por 1 a 0, a Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Serc), na manhã deste domingo (21). A partida foi realizada no Estádio Municipal Ijair Tomquelsqui, em Chapadão do Sul.

O União/ABC precisava apenas do empate para se classificar à Copa São Paulo de Futebol Júnior 2020, a Copinha, maior competição de futebol de base do país, organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Se quisesse confirmar o título, teria de buscar a vitória fora de casa, visto que o Clube Esportivo Nova Andradina (Cena), principal adversário na corrida pela taça, ganhara de goleada do Esporte Clube Comercial, em Campo Grande. E o Tricolor da capital conseguiu, após chegar a 12 pontos na tabela de classificação.

O único gol da partida saiu aos 32 minutos do primeiro tempo. João Pedro Castelhano, camisa 9, recebeu belo passe entre a zaga e tocou na saída do goleiro da Serc. O atacante correu ao alambrado para comemorar com a torcida de Campo Grande presente no estádio.

Equipe campeã foi comandada pelo técnico Daniel Franklin Cardoso (Foto: Divulgação/FFMS)

Leia também: Pelo Estadual Sub-19, Cena goleia Comercial e confirma vaga à Copinha

Ao final da partida, em entrevista ao jornal Jovem Sul News, de Chapadão do Sul, o presidente do União/ABC, Fábio Manso, fez uma avaliação do título e classificação à Copinha. “Nós estamos colhendo o fruto do nosso trabalho. Esse grupo já está junto há 3 anos, chegaram algumas peças. São meninos que já jogaram campeonato profissional há 2 anos, desde 2017, jogaram com o Robert. Então, são meninos que já fazem do elenco profissional. E essa é a filosofia do União/ABC, é um grupo jovem, que preparamos para ir à Copa São Paulo”.

“Posso falar e estar muito enganado, mas é um time que está muito preparado para jogar a Copinha, talvez fazer história para Mato Grosso do Sul. Queremos passar de fase, classificar bem na Copinha, faz tempo que não vemos isso. Você vê que um ou outro jogador da nossa equipe joga de modo individual. É um time que realmente tem grandes jogadores, trabalha no coletivo, são meninos preparados, acredito que os melhores da categoria”, completa Manso.

O técnico da Serc, Rodrigo Azevedo, afirma que a equipe sentiu o gol na primeira etapa. "Penso que criamos e não conseguimos finalizar em gol. É claro que o time sente emocionalmente quando toma o gol, ainda mais nessa idade".

União/ABC chegou ao bicampeonato do Estadual Sub-19 (Foto: Divulgação/FFMS)

Ao Esporte Ágil, Azevedo falou a respeito do sentimento de ter estado em segundo na classificação, na última rodada e, no último momento, não conseguir a vaga à Copinha. "Fica aquele sentimento de que faltou um detalhe para conseguir [a classificação]. Perdemos duas em casa [para Cena e União/ABC] e não podíamos, pois no nosso estádio temos de vencer todas. Infelizmente, não conseguimos".

Azevedo fez ainda uma análise do trabalho frente ao time do Bolsão. "Acho que o trabalho feito não está errado, faltou mais tempo para treinar e pôr em prática. Eu assumo totalmente a responsabilidade, mas não me arrependo do que fiz, pois tentei o que pude para levar o clube à Copinha, mas não deu certo".

"Agora, é levantar a cabeça e seguir em frente, pois o mundo não para e no futebol estamos sempre aprendendo, hoje eu aprendi mais. Agradeço a Deus por ter me dado saúde para fazer o que mais gosto, que é trabalhar no futebol", finaliza o treinador da Serc.

No outro jogo desta manhã, o Cena aplicou goleada de 7 a 0 no Comercial, no estádio Olho do Furacão, em Campo Grande. O Tigre do Vale do Ivinhema terminou o Estadual Sub-19 em segundo lugar, com 11 pontos e também garantiu vaga à Copinha. Será a primeira vez que Nova Andradina terá um representante na competição de base nacional.

Confira como ficou a classificação final da competição:

*Em amarelo, as equipes classificadas à Copa São Paulo de Futebol Júnior 2020.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS