Futebol Americano | Lucas Castro | 21/05/2019 15h09

Campo Grande Predadores conquista o Campeonato Estadual de Futebol Americano

Compartilhe:

O Campo Grande Predadores é o campeão da primeira edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Americano. A equipe da capital venceu o Dourados Redlands na final, o Tereré Bowl 2019, por 47 a 0 e não sofreu um ponto sequer na competição. A partida decisiva foi realizada no Parque Isaac Cardoso Filho, em Terenos-MS, município a 25 quilômetros de Campo Grande, no último domingo (19).

O primeiro Campeonato Estadual, organizado pela Federação de Futebol Americano de Mato Grosso do Sul (FFAMS), teve a participação de três equipes. Além dos finalistas, o Dourados Tenentes também atuou no certame.

O Redlands garantiu-se na finalíssima ao bater o conterrâneio Tenentes, por 6 a 0. Na primeira rodada, os finalistas enfrentaram-se e o time de Campo Grande venceu, por 48 a 0, o clube colorado do centro-sul do estado. O Campo Grande Predadores ainda derrotou o Dourados Tenentes pelo placar de 37 a 0, no dia 14 de abril.

O presidente do Dourados Redlands, Diego Raimundo, afirma que 60% do plantel de jogadores havia entrado em uma seletiva realizada no início do ano. Segundo ele, a preparação de atletas recém-chegados foi complicada, mas, após observar a atuação destes durante a competição, a avaliação do desempenho foi positiva.

Primeiro confronto entre Predadores e Redlands (Foto: André Alexandre/Vegas Action Photography)

“Para o ano que vem, precisamos dar condições para que nossos atletas se mantenham na equipe, pois o amadurecimento leva tempo e, em um prazo de um ano, eles podem evoluir muito. Para 2020, a principal mudança é sobre as condições de treino. Precisamos dar mais suporte para a preparação do nosso plantel”, destaca Raimundo.

Dificuldades financeiras e superação

Segundo Raimundo, a dificuldade financeira enfrentada ao longo do Estadual foi o principal empecilho para o Redlands. Para o presidente do time douradense, se conseguissem apoio de mais investidores, dispostos a acreditar na equipe e no esporte, seria mais fácil melhorar o elenco e obter resultados mais expressivos. “Somos adeptos a uma modalidade esportiva que está explodindo, agora, a nível nacional, mesmo sabendo que ela já está presente desde 1994 no Brasil. A falta de patrocinadores complica a vida das equipes brasileiras e nossa situação não é diferente”.

“Os equipamentos usados pelos atletas são de custo elevado e nem todos têm condições para adquirir. Tentamos fazer ações para tentar equipá-los, pois como os treinos são constantes, lesões por falta dos equipamentos são frequentes. Isso faz com que o atleta acabe por perder o interesse na modalidade”, completa Raimundo.

Mesmo com dificuldades, Redlands foi à final (Foto: Divulgação/Dourados Redlands/Facebook)

Para arcar com as despesas de transporte para disputar a final do Campeonato Sul-Mato-Grossense em Terenos, os jogadores do Redlands precisaram vender cerca de 300 copos personalizados em semáforos da segunda maior cidade do estado. “Alguns atletas acharam humilhante oferecer copos na rua para poder garantir que represente a cidade dele fora de Dourados. Não deveria ser assim. Se tivéssemos maior apoio da Prefeitura, campo adequado para praticar, teríamos melhor desempenho nas competições”, confessa o dirigente da equipe douradense ao Esporte Ágil.

De acordo com Raimundo, outra questão que inviabiliza alavancar a modalidade em Dourados e em outras regiões do país, são as lesões, que distanciam os atletas dos gramados. “As lesões afastam muito os jogadores, porque a maioria é composta por pais de família, trabalhadores. Então, por uma lesão grave, não voltam a praticar a modalidade, porque em primeiro lugar tem de garantir o sustento da casa”.

Redlands é conhecido por "Trator" (Foto: Divulgação/Dourados Redlands)

“Ferrolho” defensivo e preparação para o Brasileiro

Além da defesa não vazada durante o campeonato inteiro, o vice-presidente do Campo Grande Predadores, Adriano Silveira, destaca que outro principal ponto positivo da campanha foi a evolução dos atletas novatos, que ingressaram à equipe após seletivas.

Silveira revela ao Esporte Ágil que, para 2020, há a expectativa de entrada de outros clubes na competição. “A ideia é trabalhar com clubes do estado e de fora, eventualmente. Queremos transformar numa ‘Copa MS’. Então, é uma possibilidade e já estamos em negociação com alguns clubes. Vamos fazer os convites e vamos ver o que vai dar”.

O Predadores representa, desde 2015, Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de Futebol Americano da primeira divisão, organizado pela liga de clubes Brasil Futebol Americano (BFA). A equipe sul-mato-grossense atingir a elite da modalidade após ser vice-campeã da Liga Nacional de Futebol Americano, divisão de acesso.

Após título estadual, Predadores vai motivado ao Brasileiro
(Foto: André Alexandre/Vegas Action Photography)

Para Silveira, pequenos detalhes devem ser corrigidos nos treinamentos, tanto na defesa, quanto no ataque, para a disputa do Brasileiro. O vice-presidente do Predadores ressalta que são grandes as chances de passar à próxima fase da competição nacional. “Nosso time vem forte, os novatos vieram muito bem. Alguns voltam de lesão, vamos intensificar os treinos, principalmente na parte física, porque as viagens são longas e exigem bastante fisicamente. Não tivemos nenhuma baixa grave neste campeonato, então acredito que o time vem com muita garra e, de novo, para fazer bonito, ser respeitado no Brasil. Tenho certeza que faremos um bom campeonato, com grandes possibilidades de avançar aos playoffs. Serão jogos duros, contra times bons”.

Segundo a BFA, A primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano 2019 será realizada de 29 de junho a 15 de dezembro. O certame terá participação de 33 equipes, divididas em quatro Conferências (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste). 

Divisor de águas para o futebol americano

Pela primeira vez na histórica, uma final de futebol americano foi transmitida em TV aberta no Brasil. A TV Educativa de Mato Grosso do Sul, a TVE Cultura, realizou a transmissão do Tereré Bowl 2019, com captação em território estadual por meio do sistema analógico e digital, além da transmissão a nível nacional e entre países da América do Sul, através de antenas parabólicas.

TVE Cultura transmitiu o Tereré Bowl (Foto: Prefeitura de Terenos/Divulgação)

Além da TV, a partida decisiva também foi transmitida via Facebook e página na web do Portal da Educativa. “Isso abre portas para futuros patrocinadores, cria currículo para as equipes e jogadores do estado. Acredito que todos os times que participaram do Estadual tiveram esse ponto positivo, porque o futebol americano sul-mato-grossense teve visibilidade com a transmissão”, avalia Adriano Silveira.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS