Futebol | Gabriel Sato | 05/06/2020 13h46

TJD julga 'caso Vandinho' e Corumbaense permanece na Série A

Compartilhe:

O Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul se reuniu na última quinta-feira (4) para julgar o caso de dois clubes participantes do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A: Águia Negra e Corumbaense. Ambos os clubes não terão problemas para a sequência do campeonato, após a decisão do TJD.

A equipe de Rio Brilhante recorreu das punições impostas pelas confusões na decisão do Estadual Sub-15, contra a Sociedade Esportiva e Recreativa Chapadão (Serc) na temporada passada, e diminuiu a multa imposta de quatro para mil reais. Apesar da diminuição do valor, o rubro-negro perdeu dois jogos de mando a serem cumpridos no Estadual Sub-15 desta temporada.

Já o Corumbaense, perdeu seis pontos pela escalação irregular do lateral esquerdo Vandinho. Por quatro votos a dois, a pena de seis pontos foi mantida. O relator do processo, Marcelo Honório, e o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, Patrick Hernandes, votaram pela perda de 16 pontos, e os auditores Otávio Trad, Cleiry Antonio da Silva, Leonardo Ortiz e Thiago Moraies, votaram a favor da manutenção da perda de seis pontos.

Tanto o recurso do Corumbaense solicitando a absolvição da pena quanto o recurso da Pontaporanense pedindo punição de 10 pontos, foram negados.

Entenda o caso

Em 2019, Vandinho foi expulso pelo Comercial após eliminação para o Aquidauanense no Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A daquele ano. Na súmula do árbitro Thiago Alencar Gonzaga, houve relato de ofensa do atleta que foi julgado e punido com dois jogos de suspensão.

Como nesta temporada o jogador saiu da equipe colorada e foi inscrito pelo Corumbaense na disputa do Estadual, a Federação entendeu que Vandinho deveria cumprir a suspensão das duas partidas.

O nome do lateral-esquerdo apareceu no BID como atleta do Galo Carijó no dia 7 de fevereiro. No dia 9, o Corumbaense encarou o Águia Negra, em Rio Brilhante, ainda sem Vandinho na equipe. Conforme o documento, este seria o primeiro jogo de suspensão cumprido. Porém, o atleta atuou nas três partidas seguintes, contra Serc, Aquidauanense e Comercial.

O Corumbaense então foi condenado e perdeu 16 pontos. Porém devido a erro de publicação no acórdão, o carijó entrou com recurso, embargou o julgamento e a pena caiu de 16 para seis pontos. Após a diminuição de pena da equipe de Corumbá, o procurador Adilson Viegas e a Pontaporanense, recorreram ao Pleno do TJD da decisão.

Lateral Vandinho em ação pelo Corumbaense (Leonardo Cabral/Arquivo Diário Corumbaense)

Com a confirmação de perda de seis pontos, o clube de Corumbá foi de sétimo colocado, com 11 pontos, para a oitava colocação, com cinco. Agora, a equipe enfrenta o líder da primeira fase Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A, Aquidauanense, pelo mata-mata da competição. A Pontaporanense, que aguardava o resultado do julgamento para saber seu futuro, foi rebaixada para a Série B do Estadual, com a permanência do Corumbaense na primeira divisão. Cabe recurso da decisão no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

*Com informações da FFMS

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS