Futebol | Da redação/com GB Esporte | 28/08/2014 16h41

Presidente do Itaporã se declara irresponsável ao falar sobre crise

Compartilhe:

Itaporã (MS) - Se dentro de campo o Itaporã tem feito boa campanha na Série D do Brasileirão, fora dele o clube está abalado por uma crise. Em sérias dificuldades financeiras e sem pagar jogadores há quase dois meses, o representante de Mato Grosso do Sul corre o risco de abandonar a competição. O presidente do Itaporã, Dione da Silva Lima, assumiu a culpa pela situação e prometeu mais empenho para resolver os problemas extracampo.

"Não adianta agora eu querer me esconder ou me posicionar de vítima porque não vai mudar situação nenhuma. Precisamos criar uma maneira de resolver a situação. O que me coloco hoje é que fui muito irresponsável, porque sabia desde o início da dificuldade que é o futebol de Mato Grosso do Sul e acabei aceitando uma situação dessas", disse em entrevista à rádio AM Capital.

Dione reconheceu que o torcedor poderia contribuir mais indo às arquibancadas e apoiando a equipe, mas lamentou que o clube tenha perdido prestígio este ano caindo para a Série B do campeonato estadual. O presidente também procurou isentar atletas e comissão técnica de qualquer culpa na crise. Domingo passado, contra o Brasiliense-DF, os jogadores protestaram pelo atraso no pagamento.

"A palavra final é sempre do presidente. Então se existe o maior culpado e responsável pelo problema que foi criado sou eu. Então tenho que buscar forma de resolver. Nós sabíamos desde o início que não tínhamos condições financeiras de participar, que nós não tínhamos condições de tocar esse projeto", afirmou.

O presidente do Itaporã disse ainda que, na próxima temporada, pretende desativar o departamento de futebol profissional e manter apenas as categorias de base em funcionamento. O clube foi rebaixado para a Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense em 2015.

Problemas financeiros recorrentes

Logo na estreia da Série D, contra a Anapolina-GO, o Itaporã dava sinais de que teria problemas sérios com a falta de dinheiro. O clube não pagou R$ 7,9 mil de taxas de arbitragem e acabou sendo advertido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Quitou a dívida, mas já no segundo jogo como mandante repetiu a inadimplência e deixou de pagar R$ 4,2 mil de taxas de arbitragem na vitória sobre o Estrela do Norte-ES.

O Itaporã herdou a vaga na Série D do Brasileirão depois que Cene e Naviraiense, respectivamente campeão e vice estaduais de 2013, abriram mão da disputa. Apesar de ter sido rebaixado na Série A estadual este ano, o time foi convocado por ter sido o terceiro colocado na edição do ano passado, conforme prevê o regulamento do Campeonato Sul-Mato-Grossense. 

Por ter aceitado entrar na disputa faltando menos de um mês para o seu início, em 20 de julho, o Itaporã precisou correr para montar uma equipe. A diretoria do clube formou parceria com uma empresa que cedeu vários jogadores, além do treinador Denilson Rafaine e de membros da comissão técnica.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS