Futebol | Da Redação | 28/06/2020 12h15

Prefeitura do Rio de Janeiro libera torcida nos estádios a partir de julho

Compartilhe:

A prefeitura do Rio de Janeiro liberou a presença de torcedores nas arquibancadas de estádios a partir de 10 de julho, segundo publicação extra do Diário Oficial. De acordo com decreto, as arenas poderão receber um terço de sua capacidade, ou seja, o estádio do Maracanã poderá ter a presença de 22 mil pessoas, São Januário são 7 mil e Engenhão 14 mil torcedores.

A medida foi tomada menos de 10 dias após o estado registrar um recorde de novos casos da covid-19 em 24 horas (6.061, no último dia 19) e o Campeonato Carioca de futebol ser reiniciado com portões fechados. Decisão vai na contramão do adotado nas principais ligas da Europa, no qual as competições foram retomadas sem público, sendo que o pico da pandemia do novo coronavírus foi em abril.

Essa medida mostra uma alteração no planejamento inicial. No lançamento das fases de reabertura durante a pandemia de covid-19, a liberação de um terço da capacidade dos estádios para competições esportivas aconteceria no próximo dia 2. No entanto, a fase 3 foi desmembrada em A, que será realizada a partir do dia 2, e B, que inicia no dia 10.

A decisão consta na página 4 do D.O. especial da última sexta-feira (26). Conforme o texto, estão permitidos "Centros de treinamentos esportivos abertos para treino, sem público, sendo vedado uso de sauna, piscina e banheira de hidromassagem. Competições esportivas com capacidade simultânea máxima de um terço, sem ultrapassar a regra de quatro metros quadrados por pessoa. Venda de ingressos somente online ou caixas de auto atendimento. Atividades de lazer e esporte em piscinas, vedado o compartilhamento de objetos. Clubes, associações, hipódromos, quadras de aluguel e congêneres abertos, vedado esportes de contato".

O retorno do público nos estádios na cidade do Rio de Janeiro terá restrições, como o distanciamento de quatro metros quadrados por pessoa, venda de ingresso online e liberação de apenas um terço da capacidade dos estádios. Segundo a publicação, o planejamento é sujeito a alterações. Se o cronograma for mantido, a final da Taça Rio, segundo turno do torneio estadual, prevista para depois do dia 10, poderá ter presença de torcedores.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS