Futebol | Gabriel Sato | 01/09/2020 13h57

Futebol, futsal e society são liberados em Campo Grande

Compartilhe:

Está autorizado o retorno do futebol, futsal e futebol society na Capital. A Portaria que permite o retorno das modalidades esportivas foi assinada pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), Rodrigo Terra, e publicada no Diário Oficial de Campo Grande desta terça-feira, 1 de setembro. O retorno das partidas deverá seguir um intenso protocolo de segurança devido à proliferação da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).

A fundação propôs, juntamente com os organizadores de competições e proprietários de estabelecimentos de lazer, adequações para o desenvolvimento dessas atividades esportivas neste momento de pandemia, buscando a prática segura, seguindo recomendações e normas técnicas alinhadas pelos órgãos de saúde e Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso do Sul - CREF/MS.

Conforme publicado, está proibido a cobrança de lateral com as mãos, assim como o compartilhamento de materiais entre os participantes. Também está vedada o uso de bebedouros com água de pressão, ou seja, cada atleta deve ser responsável por levar a sua garrafa d’água, sendo esta de uso pessoal e intransferível.

Outras medidas também aparecem na publicação como a proibição da troca de roupas no local (o atleta deverá chegar ao local adequadamente trajado e preparado para a atividade), bem como não será permitido que se tome banho após a prática da atividade.

Retorno do futebol na Capital terá medidas de biossegurança para serem seguidas (Foto: Fernando Moreno/AGIF)

Como medida de prevenção, os ambientes teráo que ter o monitoramento das temperaturas com termômetro infravermelho digital de medição sem contato e distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas dentro dos locais de competições.

De acordo com a Portaria são compromissos dos organizadores e dos estabelecimentos de lazer:

1- É obrigatório que todas as pessoas, presentes nos locais de competições, incluindo os funcionários, colaboradores, organizadores e atletas, utilizem máscara durante o horário de funcionamento externo e interno do local, independente de estar em contato direto com o público.

2- Recomenda-se aos atletas a utilização de máscaras durante a prática esportiva.

3- Fornecer máscaras e álcool gel 70% (setenta por cento) para todos os funcionários e organizadores durante o horário de funcionamento do local.

4- Higienizar os sanitários após a utilização de cada equipe dispondo de sabonete líquido, papel toalha, álcool gel 70% e lixeira com acionamento por pedal.

5- No local de entrada e demais pontos de atendimento ao cliente, disponibilizar álcool em gel 70% para higienização das mãos.

6- Manter fechadas as áreas de convivência, tais como sala de recreação, brinquedoteca e afins.

7- Disponibilizar lavatórios para as mãos com disponibilização de papel toalha e álcool em gel 70%.

8- Adotar medidas de EDUCAÇÃO SANITÁRIA, através de folder e cartazes que induzam as boas práticas de combate da pandemia do COVID-19.

9- Acatar as determinações sanitárias demandadas pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde no combate da pandemia do COVID-19.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS