Futebol | Com Federação de Futebol MS | 24/03/2024 07h56

Federação libera equipes para clubes que vão disputar Estadual Sub-13

Compartilhe:

O Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-13, edição 2024, começa em abril e tem novidade em relação à formatação das equipes. Com objetivo de incentivar a prática do futebol feminino, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) libera a inclusão de meninas nos times, que até agora eram exclusivamente masculinos.

Para essa medida, a entidade segue regulamentação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), editada e assinada no dia 8 de março de 2023, que institui o futebol misto no âmbito do futebol amador e de base. Isto significa que as atletas poderão fazer parte de equipes masculinas e que equipes exclusivamente femininas poderão participar de competições masculinas, a critério de cada entidade organizadora.

A decisão da CBF tem como exemplo a atleta do Avaí-SC, Nati Pereira, que, aos 9 anos, foi a primeira menina a jogar em uma categoria de base masculina no Brasil. Isso foi possível graças a uma exceção aberta pelo clube catarinense em 2019, e que, em 2023, passou a ser regra em todo o país quando a entidade regulamentou o futebol misto. Desde 2022, Nati joga nas categorias de base do Corinthians.

Formação de Atletas

Segundo Marco Tavares, vice-presidente da Federação e coordenador de competições, a decisão tomada pela entidade faz parte do objetivo de desenvolver a prática de futebol entre as mulheres e, assim, ajudar na formação de novas atletas. “Estamos com vários projetos para o futebol feminino, um deles é esse com o Estadual Sub-13 recebendo meninas, até em função da dificuldade em organizar um torneio só para elas nesta faixa etária. Será uma oportunidade ímpar para essas atletas que estão iniciando no futebol”, explica o dirigente.

A competição deve reunir clubes de todo o Estado e, até agora, 13 confirmaram a pré-inscrição. A primeira fase começa em abril e os jogos finais acontecem no fim de junho.

Outras Medidas

Além da inclusão das atletas no Estadual Sub-13, a Federação prepara a organização do Campeonato Sul-Mato-Grossense Feminino Sub-17 e a criação de um núcleo de futebol feminino na Capital.

“Essa ação é uma parceria da Federação com a CBF e a Prefeitura de Campo Grande. Esse centro de treinamento terá instrutores qualificados e equipamentos apropriados, com treinamento diários em local que ainda está sendo definido em um dos bairros da Capital”, completou Tavares.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS