Futebol | Gabriel Neri | 31/12/2019 07h45

Equipes sul-mato-grossenses e suas campanhas na Copa do Brasil

Compartilhe:

Na última semana, a Copa do Brasil conheceu seus primeiros jogos para a temporada de 2020. A competição que tem como atual campeão o Athletico Paranaense é a mais democrática do Brasil. Todos os Estados são representados na Copa e temos os times de todas as divisões. Por Mato Grosso do Sul, os representantes em 2020 serão o Águia Negra e o Aquidauanense, campeão e vice do Estadual de 2019 respectivamente.

O time de Rio Brilhante enfrenta o Sampaio Corrêa, do Maranhão, na primeira fase. Já o time de Aquidauana pega o ABC de Natal-RN. A decisão é em jogo único em solo sul-mato-grossense, pois os times estão abaixo no ranking. Apesar disso, a vantagem do empate é dos visitantes de acordo com o regulamento da competição.

Esses times não são os primeiros a participar da Copa do Brasil. Em todas as 30 edições anteriores, MS teve representantes. Nenhum time do Centro-Oeste venceu a Copa do Brasil até hoje. A melhor campanha do Estado foi com o Comercial em 1994. Na ocasião, o Colorado caiu nas quartas de final para o Linhares-ES.

Os maiores campeões estão no Sul e no Sudeste. O Cruzeiro-MG com seis conquistas é o maior, depois vem Grêmio-RS com cinco. Mais abaixo, Flamengo-RJ, Palmeiras-SP e Corinthians-SP com três. Com uma taça, temos o Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Juventude, Internacional-RS, Santos-SP, Vasco-RJ, Juventude-RS, Paulista-SP, Santo André-SP e Criciúma-SC.

Relembre aqui agora, ano a ano, as campanhas dos times de MS na Copa do Brasil.

Primeiras participações

A primeira Copa do Brasil foi disputada em 1989 e teve o Grêmio-RS com primeiro campeão. Para representar MS, foi somente um time, o Operário. No entanto, caiu na primeira fase para o Blumenau-SC.

Em 1990, queda nas oitavas de final. O mesmo Galo avançou sobre o Mixto-MT e caiu para o Goiás com placar agregado de 5 a 0. Lembrando que o Goiás foi vice-campeão naquele ano.

Em 1991, Criciúma derrubou o campeão Ubiratan na primeira fase e caminhou para o título sobre o Grêmio. Mais uma vez no primeiro confronto, o Operário caiu diante do Athletico Paranaense em 1992. No ano seguinte, mais um paranaense eliminou o Galo. Dessa vez, o Londrina com agregado de 5 a 1.
A melhor campanha

A melhor campanha de um time de MS é a do Comercial em 1994. O time iniciou a trajetória contra o Paysandu-PA e avançou nos pênaltis. Depois, bateu o Kaburé-TO com 4 a 0 no agregado e caiu nas quartas de final para o Linhares-ES.

Elenco do Comercial em 1994 (Foto: Anotanto Fútbol)

Em 1995, o Pontaporense caiu para o Internacional com agregado de 7 a 0. Em 1996, mais uma queda para time do Sul: o Grêmio-RS derrubou o Operário. Em 1997, o Galo caiu para o Santa Cruz-PE na fase preliminar.

Em mais uma participação do Operário, mais uma goleada no agregado na fase preliminar, 4 a 0 para o Flamengo-RJ. Em 1999, com dois participantes, Comercial e Ubiratan caíram para Criciúma-SC e Corinthians-SP.

Elenco do Ubiratan de Dourados em 1999 (Foto: Gazeta MS)

Anos 2000

Chegaram os anos 2000 e nenhuma grande campanha como a do Comercial voltou a acontecer. Em 2000, Ubiratan e Comercial caíram para Sinop-MT e São Paulo-SP na primeira fase. Em 2001, o Comercial e o Operário repetiram a dose, quedas para Juventude-RS e Atlético-MG, respectivamente.

Sequência do Cene

Na primeira participação do Cene, o time caiu para o Vitória-BA na primeira fase em 2002. Na mesma edição, o Internacional-RS derrubou o Operário.

Elenco campeão do Cene em 2002 (Foto: Times Campeões)

No ano seguinte, Cene e Comercial foram derrubados na primeira partida por Botafogo-RJ e Internacional-RS. Em 2004, a Serc caiu para o tricolor gaúcho e o Cene chegou a avançar na primeira fase eliminando a União Barbarense-SP. Mas caiu na segunda fase para o Santa Cruz-PE.

Em 2005, o Cene caiu para o paranaense Cianorte. Na mesma edição, a Serc caiu para Internacional-RS com 4 a 1 no agregado. Vale lembrar que esse time do Inter seria campeão do mundo em 2006.

No ano seguinte, o Operário foi eliminado pelo Botafogo-RJ e o Cene avançou à segunda fase e perdeu para o Fluminense-RJ. Em 2007, foi uma das poucas vezes em que não tivemos time da capital disputando a Copa, que será o caso de 2020. A Serc e Coxim perderam no primeiro confronto para Portuguesa-SP e Athletico-PR.

Em 2008, Cene caiu para o Palmeiras e, em sua primeira participação, o Águia Negra caiu para o Paranavaí-PR. Em 2009, o Misto eliminou o Campinense-PB e caiu na segunda fase para o Corinthians. Já o Ivinhema, caiu no primeiro jogo ao perder de 5 a 0 para o Flamengo.

Goleada para o Santos de Neymar

Em 2010, muitos torcedores têm lembrança dos jogos de Naviraiense e Santos de Neymar e Ganso. Foi uma goleada de 11 a 0 no agregado. No jogo de ida, vitória magra, mas na volta foi um baile do time que viria a ser o campeão. O outro representante foi novamente o Ivinhema, que caiu para o Náutico-PE.

Na temporada seguinte, mais uma queda para o campeão. O Vasco venceu o Comercial por 6 a 1 na primeira fase e eliminou o colorado. O Ivinhema, também na primeira fase, caiu para o Santo André.

No ano de 2012, mais duas quedas na primeira fase, Atlético-MG eliminou o Cene e o Bahia de Feira eliminou o Aquidauanense. No ano seguinte, depois de vários anos sem ninguém avançar, o Naviraiense chegou à segunda fase. O Águia Negra foi eliminado para o Bragantino. O time de Naviraí venceu o Paysandu, mas foi eliminado após julgamento no STJD.

Queda para os sulistas

Em 2014, dobradinha para os times do Sul. O Naviraiense caiu para o Avaí-SC e o Cene para o Coritiba-PR. Em 2015, queda para time nordestino e novamente para o Paysandu-PA. Sport-PE eliminou o Cene e o Papão, o Águia Negra.

Em 2016, mais duas campanhas que acabaram na primeira fase. Comercial para o Joinville-SC e Ivinhema para o CRB-AL. Em 2017, novamente, o colorado caiu para o time do Joinville e o Sete de Dourados avançou à segunda fase. Mas a alegria terminou contra o Sport-PE numa derrota de 3 a 0.

Joinville e Comercial (Foto: Copa do Brasil)

Na Copa de 2018, Corumbaense e o Novo Operário representaram o Estado. Era a primeira participação do time da capital na competição e acabou para o Salgueiro-PE logo na primeira partida. Assim como o Sete no ano anterior, o time de Corumbá avançou e caiu na segunda fase para o Vitória-BA.

Na última temporada, os representantes foram o Operário, campeão do Estadual em 2019, e o Corumbaense, vice. O time da região pantaneira empatou com o Luverdense-MT em 0 a 0 e por conta do regulamento, foi eliminado. Já o Galo perdeu no Morenão por 4 a 1 para o Botafogo-PB e também deu adeus na primeira fase.

*Corrigido por Gabriel Sato

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS