Futebol | Gabriel Neri*/Mercado do Futebol | 28/04/2019 09h00

Confira detalhes da campanha do tricampeonato do Águia Negra

Compartilhe:

Mesmo perdendo o jogo de volta por 1 a 0 para o Aquidauanense, a festa ficou para o povo de Rio Brilhante. A campanha quase irretocável do rubro-negro sacramentou mais um título estadual após sete anos. A primeira conquista foi em 2007.

A TERCEIRA TAÇA

O Águia Negra começou o Sul-Mato-Grossense voando baixo. Na primeira partida, um 4 a 0 sobre o Sete de Dourados fora de casa. Depois, 3 a 0 no time que era o atual campeão, Operário. Encerrando as primeiras rodadas, 2 a 1 no Corumbaense, vice em 2018.

O time não parou de jogar bem e aplicou a segunda maior goleada da competição, 6 a 1 no Operário de Dourados. Somente na quinta rodada que teve seu primeiro tropeço. Empate em 2 a 2 com o Urso, que acabou rebaixado.

A invencibilidade caiu no Morenão para o Comercial na derrota por 1 a 0. A recuperação veio no jogo seguinte com uma vitória apertada por 2 a 1 sobre o Costa Rica. Na oitava rodada, 3 a 1 no Novo e tranquilidade no Ninho da Águia.

Na nona rodada, outra vitória apertada por 1 a 0 sobre o União ABC. Nos dois últimos jogos, tropeços e a perda da liderança. Empate com a SERC e derrota para o Aquidauanense. Por ironia do destino, esta derrota foi fundamental para o título. Entenda nos próximos parágrafos.

O time rubro-negro terminou em segundo com 23 pontos, 7 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Marcou 25 gols e sofreu 10 apenas, ficando com o melhor ataque e melhor defesa.

Mata-mata

O rubro-negro pegou a SERC nas quartas de final. Perdeu o jogo de ida por 1 a 0 em Chapadão e venceu na volta por 2 a 0, confirmando o favoritismo. Agora, vem a importância da derrota para o Aquidauanense na primeira fase. O time azul pegou o Operário, líder da primeira fase, e o eliminou dentro do Morenão com agregado de 2 a 1.

Assim, o Aquidauanense tirou a primeira posição do Águia e eliminou o time de melhor campanha, o Operário. Desse modo, o time de Rio Brilhante ficou com o melhor aproveitamento entre os times restantes e tinha as vantagens que foram fundamentais para a conquista.

Na semifinal, sem sofrimentos, o Águia Negra eliminou o Sete de Dourados vencendo as duas partidas. Em Dourados, vitória por 3 a 1 e em Rio Brilhante, 2 a 1 para selar a vaga. O Aquidauanense seguiu sendo algoz dos times da capital e tirou o Comercial.

Final

O jogo de ida foi movimentado diante da torcida aquidauanense. O time azul precisava reverter a vantagem do Águia, mas sucumbiu e perdeu. Até abriu o placar com Rodrigo Jesus. Porém, tomou a virada com gols de Cleíton e Kareca.

(Foto: Franz Mendes/FFMS/Divulgação)

O jogo tenso em Rio Brilhante deu o título para o agora, tricampeão, Águia Negra. Agnaldo abriu o placar para os visitantes, mas o Aquidauanense não fez mais nenhum gol e o resultado foi a vitória simples. No fim do jogo, dois expulsos, um de cada lado. Assim, a torcida pôde comemorar o título junto aos seus jogadores.

(Imagem: TV Morena/Reprodução)

*Gabriel Neri é estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e colunista do portal Mercado do Futebol.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS