Futebol | Gazeta MS | 19/11/2018 09h51

Com Itaipu, Copa Verde pode ser internacional em 2019

Compartilhe:

A Copa Verde, competição que reúne clubes do Norte e Centro-Oeste, ainda não consta no calendário nacional de futebol para 2019, mas uma declaração de Antônio Carlos Nunes, presidente em exercício da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mostra que a situação pode se inverter nos próximos dias. Ao jornal O Liberal, de Belém-PA, Nunes afirmou que está perto de conseguir o apoio da Hidrelétrica Binacional Itaipu e, para isso, o torneio passaria a ser internacional, incluindo clubes do Paraguai. O Operário FC, que jogou a Copa Verde nos últimos dois anos, é o representante do MS.

A Copa Verde foi criada em 2014, mas após cinco edições, perdeu o apoio do Esporte Interativo, que transmitia os principais jogos e sua continuidade ficou em dúvida. A alternativa foi buscar um novo parceiro que viabilizasse o certame financeiramente. "Nós estamos esperando apenas um documento para fechar de vez o negócio com a usina de Itaipu. Já está tudo muito bem encaminhado e bem próximo do desfecho". Para isso clubes do país vizinho entrariam na disputa. "A condição que Itaipu fez foi colocar clubes do Paraguai, uma vez que a empresa tem representações nos dois países. Aceitamos na hora", explicou o dirigente.

Confirmada essa hipótese, a primeira fase seria disputa com chaves separadas. Depois brasileiros e paraguaios se enfrentariam nas fases decisivas. "Teríamos os times brasileiros em um grupo aqui no Brasil, incluindo, também, dois clubes do Paraná. Enquanto isso, teriam os jogos do grupo do Paraguai. Nas semifinais ou nas finais, brasileiros e paraguaios se encontrariam", concluiu.

Outro indício de que a competição deva ser confirmada é o apoio da Caixa Econômica Federal, também quase certo. Para substituir o Esporte Interativo, o SBT teria mostrado interesse em transmitir alguns jogos, como já faz com a Copa do Nordeste, torneio que se firma como um dos principais do país.

O primeiro campeão da Copa Verde foi o Brasília-DF. Depois Cuiabá-MT em 2015, Paysandu-PA em 2016/18 e o Luverdense-MT também levantaram a taça. O campeão garante lugar nas oitavas de final da Copa do Brasil, com cota garantida de R$ 2,4 milhões.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS