Futebol | Da redação/com Assessoria Funesp | 09/10/2015 18h40

Bernal recebe federação e clubes de futebol de MS

Compartilhe:

O prefeito de Campo Grande Alcides Bernal recebeu na quarta feira (7) representantes da Federação Sul Mato-grossense de futebol, de vários clubes e associações de futebol de Campo Grande e outras cidades. Durante a reunião o prefeito ouviu a proposta das agremiações bem como a explanação do que precisa urgentemente no Parque Jacques da Luz, o Estádio das Moreninhas, que segundo a maioria dos dirigentes está adequado para receber jogos dos principais campeonatos. 

O projeto de adequação é de imediato, de médio e de longo prazo para estar recebendo a partir de janeiro do ano que vem jogos da série-A série-B, Copa do Brasil e outros. De imediato o estádio das moreninhas precisa ser adequado até a primeira quinzena do mês de janeiro de 2016, onde se inicia o campeonato estadual. 

Uma das adequações é a imediata troca de placas de grama onde há danificação, conserto de portões e pintura interna e externa do estádio, instalação de banheiros e ampliação da sala de imprensa, construção de bilheteria, bar, e banheiros para torcidas visitantes, recuperação de partes hidráulicas e elétricas dos vestuários e arbitragem, reforço do alambrado em toda a extensão, ampliação do campo de futebol e outras demandas que precisam ser adequadas para o uso no ano que vem.

A Federação esteve representada pelo vice-presidente Marcos Tavares e pelo Diretor de Marketing Ricardo Pereira, que segundo eles onze clubes profissionais em todas as categorias da federação podem usar as dependências do estádio das moreninhas. O presidente do Operário Futebol Clube, senhor Estevão se diz contrário a idéia de investir no Estádio das Moreninhas, mas que é solidário á aprovação da ação da maioria. “Meu filho não viu o operário jogar, a nossa geração foi a última que viu o Estádio Morenão com 30 á 40 mil torcedores, o Operário vai jogar essa semana em Rio Brilhante contra o time de Itaporã e poderia estar jogando aqui em Campo Grande, esse é o motivo que me junto em prol do movimento de ser um estádio digno de receber a torcida não só do meu Operário, mas de outros também”, disse Estevão. 

Já Ivair Alves, presidente do Novo Operário, diz que a ideia é louvável de transformar e fazer adequações no Estádio das Moreninhas que hoje é padrão Fifa. “Para nós um palito de fósforo é uma tora de madeira para quem não tem um estádio representável na capital, lembrando que o Morenão tem um projeto aprovado do Governo Federal e que pode ficar até 3 anos parado em reforma e para se colocar por exemplo um elevador para atender os deficientes e idosos é muito mais cardo do que investir em tudo que precisa se feito no das Moreninhas ”, disse Alves.

O conselheiro do Operário Futebol Clube, Anésio de Moraes, disse que a dificuldade para se obter patrocínio é muito grande, não tem com quem fazer parcerias comerciais. “O futebol sem Operário, sem Comercial e sem o Estádio Morenão não existe, mas que a nossa alternativa hoje é adequar o estádio das Moreninhas”.

Também participaram da reunião os vereadores Betinho, Eduardo Cury e o secretário de Governo, Paulo Pedra que também são solidários às adequações do estádio com união e criatividade, ambos acham que é possível um trabalho conjunto para se tornar o das moreninhas o endereço do futebol sul-matogrossense. Ainda durante a reunião diretores dos canais de televisão que cobre o futebol no estado como Nicomedes Filho da TV Morena e Waldiney Costa da TV Pantanal acham viável, pois será um investimento baixo e aproxima mais o povo do futebol, eles sabem que o investimento é alto e o retorno é gradativo, e com uma estrutura mínima e que se pode até fazer parcerias comerciais desde que a câmara autorize fazer parcerias da estrutura em troca de publicidades dentro do estádio.

Situação Financeira do Município - Após ouvir todas as explanações e idéias, o Prefeito Alcides Bernal explicou da situação caótica que recebeu o município em 27 de agosto passado com um déficit de R$ 158 Milhões nas contas da prefeitura, Bernal diz confiar na força do trabalho e que a população está ciente do caos que recebeu a administração e de mãos dadas irá superar as dificuldades. “Temos empresas prestadoras de serviço que estão com quatro ou cinco meses em atraso, uma realidade financeira dramática nos cofres da prefeitura e ainda se deparamos com notícias que causam instabilidade e insegurança na administração, mas que estamos superando as dificuldades pouco a pouco”, relatou o prefeito aos dirigentes esportivos.

Diante de toda a dificuldade que se encontra as finanças de Campo Grande, o prefeito Alcides Bernal diz que o esporte é um elo entre a família, a comunidade e um resgate de pessoas e vidas. “Em uma conversa com Antonio Coca, que é Presidente da Associação de Cronistas Esportivos, ficamos sabendo desse projeto do resgate do estádio Jacques da Luz, o Estádio das Moreninhas, irei pessoalmente ao estádio conhecer mais de perto as dificuldades para que a população saiba também que temos momentos positivos", comentou o prefeito. 

Alcides Bernal destacou também a importância do resgate do futebol campo-grandense. "Eu gosto de futebol, Campo Grande e o Estado precisam resgatar a força do futebol e para isso contamos com o apoio dos movimentos organizados e precisamos cumprir etapas e juntos chegaremos ao sonho de o esporte e, principalmente, o futebol ser destaque estadual e nacional e, para isso contamos com espaços como o Morenão,  Belmar Fidalgo, campos no Estrela do Sul, Vila Nasser e outros para que Campo Grande seja uma fábrica de atletas, lembrando até que quando eu tinha 15 anos não via a hora de chegar o final de semana para ir ao campo de futebol”, disse Bernal.
Encaminhamentos - O prefeito ainda confirmou que irá se reunir com o Presidente da Funesp Ricardo Hugueney Dal Farra e sua equipe técnica e também com a Procuradoria Jurídica para fazer os levantamentos do que é possível para fazer com que a demanda de adequação e reforma do Estádio das Moreninhas possa ser uma realidade sede das grandes competições. “Enquanto prefeito pode contar com o meu compromisso para cumprirmos essa demanda de resgate do futebol para que Campo Grande seja o espelho para o Mato Grosso do Sul”, encerrou o prefeito Alcides Bernal. No final da reunião o prefeito recebeu da diretoria do Esporte Clube Campo Grande (ECCG), uma camiseta oficial do time.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS