Fisiculturismo | Da redação | 02/04/2019 09h52

Atleta de MS fatura duas categorias em torneio de fisiculturismo na Bahia

Compartilhe:

Já de olho na disputa de seu primeiro Campeonato Estadual, a atleta Iasmyn Maffissoni, 30 anos, fez bonito e faturou duas categorias na 1ª Copa Ukazal de Fisiculturismo, disputada no último dia 23, no Teatro Municipal de Ilhéus (BA). Além de vencer a categoria wellness, ela foi a melhor da noite no Overall, que premia o melhor de todas as categorias em disputa.

“Foi um torneio com uma organização muito boa, a atenção que nos deram, fomos muito bem recebidos. Por ser um campeonato sem federação, aberto, me surpreendi. Vi atletas muito bem preparados e condicionados”, afirmou a atleta, que foi a única representante sul-mato-grossense no evento.

A competição foi aberta e reuniu atletas de diversas federações nas categorias Bikini, Wellness, Mens Physique, Muscular Physique, Culturismo Clássico, Classic Physique, Sênior, Sub Júnior, Júnior e Máster. Os campeões overall, além de troféus e medalhas, ainda garantiram 1 ano de whey protein como premiação.

Estudante de Educação Física em uma faculdade particular de Campo Grande, Iasmyn teve que mudar sua rotina durante quatro meses para participar de sua primeira competição. Além dos treinos que se intensificaram na reta final de preparação, a dieta também ficou mais rígida. 

I1

Preparação da atleta durou quatro meses. (Foto: Esporte Ágil)

“Minha rotina mudou bastante, já que foram 120 dias de preparação. Eram quatro treinos diários, sendo três cardios e um de musculação. Quatro refeições diárias apenas, zero carbo. Minha rotina era casa e academia apenas, pois, além do treino, o descanso é primordial”, apontou.

De volta a Campo Grande, nada de descanso. Em pouco mais de um mês, ela terá seu segundo desafio na temporada: o Estadual Nabba (National Amateur Body-Builders 'Association), marcado para a primeira quinzena de maio.

“Nunca tem descanso. Os treinos ficam mais pesados e, chegando perto do torneio, diminui a intensidade, ficando somente no cardio. Quando está perto assim, a rotina volta a mesma de treino, e muda o protocolo de alimentação”, explica, citando ainda os cuidados com a parte psicológica.

“Tem que trabalhar bastante. Após a competição, devido a ingestão calórica que diminui muito, e corta doce e carbo, muita das vezes pode acontecer o efeito rebote, em que a pessoa cria uma compulsão alimentar. Por isso do acompanhamento médico é importante”, complementa. 

i7
Iasmyn e o preparador Rafael Amaral. (Foto: Esporte Ágil)

O início – Com uma vida voltada ao esporte, a atleta conta que já praticou diversas modalidades, como basquete, futsal e handebol. No entanto, foi no fisiculturismo, sua paixão mais recente, que ela resolveu entrar de cabeça com apoio o treinador Rafael Amaral.

“Depois do handebol, minha paixão foi o crossfit, que deixa a pessoa mais magra e definida. Assim, surgiu a vontade de competir na categoria bikini, há dez anos. Estava pronta para subir no palco, mas, por questões pessoais, acabei de desistindo. Conheci o Rafael, que me incentivou a voltar e tentar meu sonho”, finalizou.

A parceria com Rafael, inclusive, foi fator determinante para Iasmyn realizar seu sonho. O treinador, bicampeão Estadual, quarto colocado no Brasileiro, terceiro no Sul-americano e vice campeão do Mr. Universo em 2017 teve papel fundamental na preparação da atleta.

“Contei para ele meu sonho, que tinha em competir. Quis começar essa vida, falei que ia deixar na mão dele esse sonho. Era pra ele fazer acontecer, e foi isso que ele fez. Fez mais do que eu esperava até. Ele viu em mim o que muita gente não viu. Eu mesma não acreditava que era capaz”, disse.

O esporte - O Fisiculturismo é um esporte cujo objetivo é buscar, por meio da musculação, a melhor formação muscular. Sua disputa ocorre em apresentações coletivas ou individuais, de comparação. Os requisitos são: volume, simetria, proporção e definição muscular.

O nome mais conhecido do fisiculturismo no mundo é o de Arnold Schwarzenegger, sete vezes campeão do Mr. Olympia, principal torneio da modalidade, e presidente de honra da Federação Internacional de Fisiculturismo (International Federation of Bodybuilding, IFBB).

i9
Treino de poses. (Foto: Esporte Ágil)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS