Festival de Praia | Com Fundesporte | 25/01/2024 09h54

Festival de Praia movimentou final de semana no Balneário de Bonito

Compartilhe:

No último sábado (20) e domingo (21) aconteceu o Festival de Praia no balneário municipal de Bonito. A ação é da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), ligada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Depois de passar por Coxim, Anaurilândia e Sonora, o Festival de Praia em Bonito levou campeonato e oficinas de Beach Tennis, Beach Hand e Futevôlei para os moradores e visitantes de Bonito. Nos dois dias foram oferecidas oficinas gratuitas das modalidades, que são ministradas pelos árbitros das mesmas. Assim quem não conseguiu participar do campeonato pode participar das oficinas e aprender melhor como funciona cada modalidade.

Segundo o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, o Festival que já obteve sucesso em vários municípios no ano passado, agora inaugura o calendário de eventos da Fundesporte com êxito.

“O Festival de Praia contribuiu significativamente para a promoção do bem-estar, interação social e lazer com a família, reunindo moradores de Bonito e visitantes de todo Brasil. Também foi crucial na apresentação de novas modalidades, tornando os esportes de areia ainda mais acessíveis a todos”, ressalta Herculano.

Atividades de Lazer

As crianças puderam participar das atividades de lazer, brinquedos infláveis (tobogã e chute a gol), oficina de pintura facial e maquiagem infantil, desenhos para pintura, jogos de mesa (damas, dominó, bozó, baralho), corrida kids, chapeleiro para tirar fotos e muito mais. É um evento que toda a comunidade participou.

O Festival de Praia é feito em parceria com as federações estaduais de tênis, handebol e futevôlei, que fornecem a estrutura, além das prefeituras municipais.

Beach hand

Uma modalidade que chamou a atenção pela novidade é o beach hand, a intenção de realizar essa modalidade no Festival de Praia foi justamente apresentá-la para aqueles que já gostam do handebol de quadra. Nas oficinas foram ensinadas as regras principais de cada modalidade com movimentos e funcionamento das pontuações.

Em todas as modalidades, primeiro foi necessário realizar uma clínica que apresentou as modalidades para os interessados. Colocando-os para vivenciarem, primeiro sem um confronto, a fim de que conheçam as novas regras da modalidade de areia. E só, posteriormente, inicia a competição.

O Beach Hand é jogado com três na linha e mais o coringa, o ataque com quatro e a defesa com três. O jogo acontece em dois períodos de dez minutos, se houver vencedor e cada equipe ganhar um período, vai para o shoot-out, que é o atacante contra o goleiro.

“É recomendado, pelo menos, oito atletas por equipe, para que possam ser realizadas as trocas, já que é um esporte mais cansativo, por ser de areia. O gol normal vale 1 ponto, mas existem os gols especiais, que valem 2 pontos: o gol do coringa, de ponte aérea e o 360. A quadra possui 27 metros de comprimento por 12 de largura e duas metas de área de 6 metros”, informa o árbitro da Federação de Handebol de Mato Grosso do Sul, Leonor Franco Ferraz.

No total, foram realizados jogos em 7 quadras, 3 quadras de beach tennis, 3 quadras de futevôlei e 1 de hand beach. Jogaram, 2 equipes do Hand Beach, 35 duplas no futevôlei e 35 duplas no beach tennis.

Cada modalidade tem suas próprias categorias. O beach hand tem categoria livre, beach tennis tem as categorias, feminino intermediário e mista open. Já o futevôlei contempla, amador A, amador B e futevôlei feminino. As federações de cada modalidade ficam responsáveis pelas premiações que variam de acordo com as modalidades e categorias.

Conheça os vencedores:

Modalidade Beach Tennis

FEMININO INTERMEDIÁRIO:

CAMPEÃS – ADRIANA ADLER e JOYCE FREITAS

VICE-CAMPEÃS – LILIAN SOUSA e DEISE ORTIZ

MASCULINO INTERMEDIÁRIO:

CAMPEÕES – MARCELO ZARZA e CAIO BRAGA

VICE-CAMPEÕES – JOÃO PAZ e JADER SANTOS

MISTA OPEN:

CAMPEÕES – RAFAELA ECHEVERRIA e DENZEL WEST

VICE-CAMPEÕES – KAWANY VIANA e CARLOS PIMENTEL

Modalidade Futevôlei

AMADOR A:

CAMPEÕES – JHONATAN e MALDINE

VICE-CAMPEÕES – RUAN e FERRUGEM

3º LUGAR – PORTUGA e MAGNATA

4º LUGAR – CHICO e JOÃO VITOR

AMADOR B:

CAMPEÕES – ITAMAR e LEANDRO LORY

VICE-CAMPEÕES – FILIPINHO e VITINHO

3º LUGAR – YANKA e MALDINE

4º LUGAR – PAULO GABRIEL e VITOR

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS