Eventos | Com Assessoria | 25/06/2007 14h12

Prefeito Nelsinho Trad anuncia atrações para passagem da tocha

Compartilhe:
Nelsinho Trad e secretário de esporte João Rocha apresentam atrações da passagem da tocha pela Capital. Nelsinho Trad e secretário de esporte João Rocha apresentam atrações da passagem da tocha pela Capital. (Foto: Denilson Secreta)

Pan-americano

Campo Grande (MS) - Em entrevista à imprensa, o prefeito Nelsinho Trad e o presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes) João Rocha, apresentaram na manhã desta segunda-feira (25.06) as atrações que estarão acontecendo durante todo o dia da passagem da tocha do Pan - Rio 2007 em Campo Grande, na próxima quinta-feira (28.05). Depois de acompanhar, junto com os demais convidados, um vídeo sobre o revezamento da tocha dos Jogos Olímpicos de Atenas, Nelsinho destacou a visibilidade que o evento dará a Capital no cenário esportivo nacional.

"Este é um grande evento que coloca Campo Grande no cenário nacional, conferindo a cidade a marca de Capital Ecológica dos Eventos Esportivos. Este dia vai ser muita satisfação, alegria e de visibilidade para todos nós, porque vamos apresentar o nosso patrimônio, as nossas riquezas e, principalmente, a nossa cultura em evidência para todo o país", enfatizou Nelsinho.

Durante a passagem da Tocha do Pan por Campo Grande, todos os segmentos serão mobilizados. "Este é um evento de destaque nacional e é isso que vamos demonstrar durante as atividades que acompanham o percurso da Tocha", considerou o presidente da Funesp, João Rocha. Os festejos começam às 13 horas do dia 28, no Lago do Amor, onde a chama original será entregue ao prefeito, que estará acompanhado de cerca de 150 indígenas que apresentarão a dança do fogo.

"Em seguida, Nelsinho acende a tocha e entrega para o poeta Manoel de Barros, que estará acompanhado de 15 cavaleiros pantaneiros, que apresentarão uma sinfonia de berrantes, tudo reforçando a nossa cultura, o nosso meio ambiente e as nossas raízes", explicou Rocha. Por volta das 14 horas, começa o percurso a pé de cerca de 35.400 metros, que deve terminar por volta das 18:30, no Belmar Fidalgo com mais apresentações (ver percurso completo em matéria neste site).

O presidente da Funesp ainda detalhou que cerca de 70 pessoas devem participar do revezamento da passagem da tocha, representando diversos segmentos entre atletas, idosos, portadores de necessidades especiais, autoridades, comerciantes, índios e pantaneiros. Do total, 25% são pessoas indicadas pela Capital, 25% pelo Comitê Olímpico, 25% pelo Ministério dos Esportes e 25% pelo patrocinador oficial. Cada um deve carregar a tocha num percurso que vai variar de 400 a 700 metros.

A nadadora Ana Carolina Muniz, que já conquistou medalha representando o Brasil em duas edições dos Jogos Pan-americanos, foi uma das atletas escolhidas para participar do revezamento. "Quando participei dos Jogos Pan-americanos de 1999, em Winnipeg no Canadá e ganhei medalha de bronze e, 2003 em Santo Domingo na República Dominicana e fiquei com a medalha de prata, nas duas vezes conquistei o recorde sul-americano e senti uma emoção indescritível. Agora, não vou competir o Pan do Rio, mas fui escolhida para ajudar no revezamento. Tenho certeza de que não vou conseguir conter a emoção, hoje só de ver as atrações meus olhos se encheram de lágrimas, imagine no dia, como não vou estar?", confidenciou a nadadora que está afastada das piscinas.

Adierson Venâncio, que é presidente do Conselho Municipal dos Indígenas também estava emocionado e satisfeito por ver a comunidade participar de um evento tão importante. "A pedido do prefeito Nelsinho, vamos fazer a dança do fogo que é um ritual muito bonito da nossa cultura, que para nós espanta os maus espíritos. É um resgate da nossa cultura que vai ser mostrado para todos. Acho que nenhuma pessoa que estiver lávai conseguir segurar a emoção", acredita o líder indígena.

Um aparato policial também está preparado para acompanhar a passagem da Tocha pela Capital. Cerca de 100 policiais, das policias Militar, do Exército, Rodoviária Federal, Força Nacional e Bombeiros, com viaturas e motos, vão acompanhar o comboio.

Depois de percorrer toda a cidade passando pelos principais monumentos, repartições públicas e pontos turísticos, para marcar o final deste dia histórico, um evento cultural será realizado no Belmar Fidalgo. "Depois de mobilizarmos toda a cidade, vamos fechar com um grande evento na praça esportiva. Vamos ter apresentações de danças típicas por quatro colônias: a japonesa, libanesa, portuguesa e paraguaia. Também vamos poder conferir as performances de dois grupos de dança, Sarandi e Arara Azul. Nossa previsão é que o evento comece às 13 horas e só termine às 18 e 30", explicou João Rocha.

A Tocha dos Jogos Pan-americanos chega em Campo Grande na próxima quinta-feira, dia 28 de junho, vinda de Cuiabá. Após os festejos, segue para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. No dia 27, próxima quarta-feira, véspera do evento, a equipe da Funesp vai entregar todo material, com os uniformes, para os condutores.

Fonte/Autor: Neyla Godoi Mtb/SP 41.898

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS