Eventos | Da Redação | 17/06/2011 12h14

Jornada de Educação Física de Dourados encerra hoje inscrições

Compartilhe:

Dourados (MS) - A Associação dos Profissionais de Educação Física de Dourados, a Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Regional e do Sindicato dos Profissionais de Educação Física, realizam a partir do dia 22 a VIII Jornada de Educação Física, Saúde, Esporte & Lazer em Dourados. O evento tem o objetivo de qualificar profissionais e acadêmicos em um encontro que reúne os melhores especialistas no esporte do Estado. As inscrições vão até hoje.

Na última sexta-feira, foi realizado um encontro entre profissionais para acertar os últimos detalhes do evento. Estiveram presentes, Sérgio Tetila, Edson Damaceno, Cyrano Morais, Dejacir Santos, Janio Amaro, Gil dos Santos e Mariza Araújo. De acordo Mariza, presidente da APEF de Dourados, durante a jornada haverá uma mesa redonda onde será discutida a inserção do profissional de educação física na área de saúde.

Segundo o documento nº 138/2002 do CNE na qual deu-se um parecer em educação física para as duas vertentes: Atenção à Educação e Atenção à Saúde. Especificamente a Resolução CNE nº 7/2004 onde insere na área da saúde o profissional de Educação Física, diz que ele deve estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde, formação cultural, da educação, da reeducação motora, do rendimento físico-desportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas.

Além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar às práticas de atividades físicas, recreativas e esportivas necessárias ao bom desenvolvimento das ações de prevenção e de reabilitação da saúde, como também abriu um espaço para a participação efetiva dos profissionais de Educação Física nas políticas públicas de saúde a exemplo do Programa de Apoio a Saúde da Família (NASF) e do Programa Nacional de Saúde na Escola.

A inserção da Educação Física na educação e saúde permitiu que as atividades que a constituem como: jogo, ginástica, exercício físico, esporte, dança, lutas entre outras possam ser praticadas e disponibilizadas à população de forma a atender as especificidades de intervenção dessas dimensões.

O evento que será realizado do dia 22 ao dia 25, oferece 60 vagas para cada um dos 14 cursos. Farão participação também do evento, os deputados federais Luiz Henrique Mandetta e Geraldo Rezende, ambos são membros da Frente Parlamentar em prol da atividade física e desenvolvimento humano.

No dia 22 ocorre o credenciamento à partir das 19h no auditório da Unigran no Bloco I, em uma mesa redonda com os professores Silvio Lobo Filho e Iguatemy Maria de Lucena Martins.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS