Eventos | Com Diário MS | 01/11/2006 14h41

Douradenses participaram do I Enduro Pedagógico a Pé da Mace

Compartilhe:

Dourados (MS) - Aliar atividade física ao desenvolvimento intelectual foi o objetivo do 1º Enduro Pedagógico a Pé da Mace Dourados, realizado na sexta-feira, na Fazenda Escola da Uniderp. A prova contou com 30 equipes e 180 alunos inscritos, que realizaram um percurso pré-determinado com uma série de obstáculos naturais e questões de vestibular. O "Enduro a pé da Mace Dourados" será realizado anualmente, como parte das atividades pedagógicas da escola.

"Não é uma competição de velocidade e sim de orientação e regularidade, em que os alunos tiveram de responder às questões para receber as informações de orientação da trilha e principalmente, tiveram de caminhar muito, pisar na lama e se integrar com a natureza", disse o professor Luciano Delfino, um dos organizadores do projeto.

Para o estudante André Luiz Amaral, 15 anos, o enduro foi uma diversão. "Tinha bastante lama, cansamos um bocado, erramos o caminho, mas foi muito bom mudar a rotina e conseguimos nos divertir", disse André Luiz, que teve sua equipe desfalcada porque alguns colegas desistiram. "Quem tava sem nenhum preparo físico não agüentou", declarou.

Segundo o professor Rodrigo Casali, também coordenador da prova, a idéia do enduro pedagógico foi adequar a escola às atuais necessidades dos adolescentes. "Nossos alunos estão habituados com a velocidade da internet, celular, controle remoto, fast-food. Além de oferecer riscos à saúde, esse imediatismo também atinge a sala de aula e a escola tem de se adaptar para desenvolver nos alunos o raciocínio e estimular as atividades físicas", afirmou.

Para o professor Marcos Maciel, também um dos idealizadores do projeto, o enduro será uma forma de estudo diferente. "Eles terão de resolver questões do vestibular. Outro ponto interessante é que ao participar de uma prova desse tipo, nós trabalhamos princípios que os alunos utilizarão muito na vida adulta, como o senso de equipe, confiança, respeito às diferenças, educação ambiental, direção e responsabilidade", declarou ele.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS