Eventos | Portal ALMS | 16/12/2008 12h32

Apresentação na AL-MS mostra que judô é mais que uma luta

Compartilhe:

Campo Grande (MS) -   Suavidade (JU), máxima eficiência com mínimo esforço (SEIRYOKU-ZEN-YO) e bem-estar (JITA-KYOEI). Os três princípios do judô também deixam o tatame e devem ser vivenciados pelo praticamente no dia-a-dia.

\"Todo o ensinamento é para a vida toda, nos ensina a ter força, agilidade, perspicácia, mas também suavidade e paciência\", explica a professora de educação física Andréia Miti Okamura Miyashita. Ela apresentou, nesta segunda-feira (15/12), a dança Yawara, durante a abertura da semana de encerramento das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, na Assembléia Legislativa.

\"É uma dança que retrata os movimentos do judô e a sua filosofia\", diz a professora, que também é diretora de Dança e Canto da Colônia Nipo-Brasileira. Para ela, são ensinamentos que mantêm vivas a cultura e as tradições orientais. \"Fazemos questão de repassar esses conhecimentos aos nossos filhos desde pequenos\", conta a mãe da pequena Lumy, de dois anos e sete meses.

História - Segundo historiadores japoneses, o mais antigo relato de um combate corporal ocorreu em 230 a.C, na presença do imperador Suinin. Taimano Kehaya, um lutador insolente, foi rapidamente nocauteado por um terrível cultor do combate sem armas, Nomino Sukune.

Naquele tempo não havia regras de combate padronizadas. As lutas poderiam acontecer até a morte de um dos competidores. As técnicas de ataque e defesa utilizadas guardam muita semelhança com os golpes do sumô e do antigo jiu-jitsu.

O professor Jigoro Kano, que praticava jiu-jitsu, sistematizou a técnica (judô). Ele criou novas técnicas para o treinamento de esportes competitivos aliadas ao \"cultivo do caráter\" e fundou, em 1882, o Instituto Kodokan, com a educação física, a competição e o treinamento moral como seus objetivos. A arte marcial chegou ao Brasil em 1915.

O judô pode ser resumido como união de uma técnica a um princípio de viver (Jitsu = técnica; Do = princípio). Esses princípios devem estar presentes em todos os atos e atividades do autêntico praticante.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS