Esportes Radicais | Da redação/com Campo Grande News | 19/11/2013 11h15

Pantanal Extremo reunirá, em 4 dias, esportes radicais e cultura em Corumbá

Compartilhe:

Corumbá (MS) - Acontece de 21 a 24 de novembro, no município de Corumbá, o Pantanal Extremo – Jogos de Aventura. A competição reunirá 550 atletas de todo o Brasil divididos em seis modalidades: Canoagem, Ciclismo, Corrida de Orientação, Maratona Aquática, Voo Livre e o Stand Up Paddle.

O Pantanal Extremo é promovido pela prefeitura da cidade de Corumbá e desafia os atletas a superarem os obstáculos impostos pela natureza na maior planície alagável do mundo, cercada pelo Rio Paraguai e pela Estrada Parque.

Entre as principais atrações, estão o douradense Magno Prado e a coxinhense Luciene Ferreira, que são casados, atletas da equipe TeamFunvic/Pindamonhangaba-SP.

Ela é multi-campeã do ciclismo e favoritíssima ao título, vivendo seu melhor momento da carreira. A atleta de Coxim é bi-campeã da prova 9 de julho (2005 e 2007), campeã da Copa América de 2010, campeã do Torneio de Verão de 2011 e campeã brasileira de Contrarrelógio em 2011. Há anos permanece no topo do ranking nacional na categoria estrada.

Magno Magno Prado Nazaret, 26, está no ciclismo desde os 15 anos. Em 2003 foi campeão Brasileiro Júnior e campeão da prova 9 de Julho. Além de vencer torneios menores em SP, o douradense foi campeão pan-americano Sub-23 em 2006, campeão do Rotas da América em 2010 e campeão Sub-23 do Tour de San Luis em 2010. Em 2011 venceu o Tour do Rio e o Brasileiro de Contrarrelógio. Este ano, Magno disputou o Tour de San Luis e ficou em sétimo.

Voo Livre

A diretora da Federação de Voo Livre do Mato Grosso do Sul, Vanessa Coin, afirmou que Corumbá tem o ambiente ideal para a prática do esporte. “Participei dos Jogos de Aventura em 2004 e voar com o tuiuiú (ave símbolo do Pantanal) é muito lindo. Seguindo ele você ganha as correntes e melhora seu rendimento, tornando o voo ainda mais emocionante”, analisou.

Programação

O Pantanal Extremo não será um evento somente voltado para esportes radicais. O evento reserva ainda uma série de atrações culturais.

A abertura será na quinta-feira, 21 de novembro, a partir das 20 horas, na Praça Generoso Ponce, com a realização do XIII Concerto de Santa Cecília. A apresentação celebra o Dia do Músico (22 de novembro), em homenagem à santa, uma jovem mártir romana do século IV da era cristã, que se utilizava do dom da música para elevar sua alma ao Criador.

O concerto será uma oportunidade para que todos tenham oportunidade de conhecer o trabalho realizado pela Banda Manoel Florêncio que vai apresentar um repertório do popular ao erudito, com uma homenagem inclusive ao centenário de Vinícius de Morais. O evento terá também participação especial do Coral Cidade Branca.

Também a 13ª edição do Concerto de Santa Cecília, a cargo da Banda de Música Municipal Manoel Florêncio, e o espetáculo “Memória” com a Oficina de Dança do Pantanal. O espetáculo será apresentado no sábado, (23), e também no domingo (24), a partir das 20 horas, na estrutura da Praça Generoso Ponce.

O espetáculo será dividido em seis peças com participação dos alunos, coreógrafos e professores da Oficina: Sonho, Na Minha Infância, No Barracão, Carnaval Cultural, Ressaca e Memória.

Sexta-feira (22), às 20 horas tem a apresentação da Bateria Show do Mestre Ninho, que vai apresentar o melhor do samba regional e os grandes sucessos do Carnaval do Rio de Janeiro.

Em seguida, sobe o palco a Banda Muchileiros, de Campo Grande. Formado pelo paraguaio Soria no vocal, violão, sopros e charango; Carlos Bagre no vocal e guitarra; Flávio Ottoni na bateria; e Edinho no baixo, o grupo apresenta uma mistura de ritmos regionais com o pop-rock.

A agenda cultural está sendo organizada pela Fundação de Cultura de Corumbá.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS