Esportes Radicais | Da redação/com Assessoria | 10/10/2013 10h45

Pantanal Extremo começa a definir percursos das provas em Corumbá

Compartilhe:

Corumbá (MS) - Remar 30 km pelo Rio Paraguai, da boca da Baía do Tuiuiú até a prainha do Porto Geral, ou voar 27 km, saindo da Tromba dos Macacos e pousando na parte alta da cidade de Corumbá. Os roteiros fazem parte dos desafios propostos pelo Pantanal Extremo – Jogos de Aventura, competição organizada pela prefeitura que acontecerá entre os dias 21 e 24 de novembro.

A competição reunirá atletas e amantes de esportes de aventura do Estado e também de outras regiões do Brasil e terá ainda provas de corrida de orientação, a maratona aquática e o ciclismo. As inscrições se encerram em 6 de novembro e espera-se a participação de 600 atletas. A prova de “stand up”, no Rio Paraguiai, será válida pelo campeonato brasileiro.

Visitas técnicas

Nessa terça-feira, 8, a equipe coordenadora do evento definiu os últimos detalhes das provas de “stand up paddle”, canoagem e do voo livre. Nas duas primeiras, os competidores subirão o Rio Paraguai em um barco de apoio e descerão remando. A estimativa é de que as provas durem, pelo menos, 2 horas e meia. A linha de chegada ficará no Porto Geral.

“O visual é lindo, mas os remadores vão precisar estar bem preparados. O desafio é grande”, observou o presidente da Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul, Admir Arantes. A visita técnica também foi acompanhada por marinheiros da Capitania dos Portos do Pantanal e pelo coordenador geral do evento, Rodrigo Terra.

Na parte da tarde, a vistoria aconteceu na morraria da Tromba dos Macacos, perto do Maciço do Urucum. O acesso ao local, onde acontecerá o voo livre, é relativamente fácil. Saindo do centro da cidade, os atletas percorrem 22 km pela BR-262, toda pavimenta. O segundo trecho, de terra, só é vencido em caminhonetes tracionadas.

Apoio da Marinha

A subida de quase 7 km leva ao topo do morro. Dos 700 metros de altura, a vista da região pantaneira é privilegiada. “A rampa de decolagem está praticamente pronta. Vamos precisar apenas fazer algumas pequenas intervenções para garantir uma melhor infraestrutura”, afirmou Rodrigo Terra.

O trabalho foi acompanhado por técnicos da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, da secretaria municipal de Infraestrutura e pelo Corpo de Bombeiros. “Vamos dar todo o suporte necessário para o Pantanal Extremo. Teremos duas viaturas aqui, uma próxima a sede (na metade do morro) e outra na BR”, explicou o tenente-coronel José Eduardo, comandante do 3º grupamento de Bombeiros.

O 6º Distrito Naval também dará todo suporte à prova de voo livre. Um helicóptero ficará em prontidão na sede da Marinha, em Ladário (cidade vizinha), e será acionado caso haja alguma emergência. Os possíveis locais para pousos da aeronave já foram mapeados.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS