Esporte Ágil | Vitor Yoshihara/Da redação | 11/06/2012 02h34

O papel do jornalista esportivo no MS

Compartilhe:

Participei na última semana, como palestrante, do XIV Congresso de Ciências da Comunicação (Intercom) da Região Centro-Oeste, que teve como temática central esse ano “Esportes na Idade Mídia – diversão, informação e educação”. Fiz parte de uma mesa formada pelos jornalistas Eduardo Miranda, do jornal Correio do Estado, Lucimar Lescano, da TV Morena, e Clayton Sales, como mediador - além de participações especiais do radialista Ramão Cabreira e do comentarista esportivo e ex-jogador de futebol Leomar Ferreira.

O tema da mesa da qual participei foi sobre o trabalho dos jornalistas no esporte sul-mato-grossense. Quando falei, preferi refletir sobre qual é o nosso papel, principalmente no Mato Grosso do Sul. Será que é apenas noticiar? Fiscalizar o Poder Público? Se resume a isso? A resposta é não. Os jornalistas esportivos de MS tem como principal função incentivar. Ou seja: mostrar aquele atleta ou equipe que se destaca e fazê-los aparecer na mídia. Sem nosso apoio, fica ainda mais difícil que os esportistas consigam patrocínios.

Por isso, destaquei a importância das transmissões do Estadual de Futebol na TV Morena. Para que nosso futebol volte às divisões de elite, alguém teria que dar o pontapé inicial: os clubes, a inciativa privada, a federação, o Poder Público ou, por último, a imprensa. E foi o que aconteceu. Agora, com a exposição em TV aberta, ficará mais fácil angariar patrocinadores, investir em estrutura e trazer jogadores, para quem sabe um dia fazer futebol profissional - pois o que existe atualmente por aqui, infelizmente, é amador.

Com Copa do Mundo e Olimpíadas cada vez mais próximas, o esporte vai estar na moda. É um momento crucial para mudarmos o pensamento de muita gente sobre a importância do desporto. Há poucos anos atrás, o esporte não tinha o espaço que está tendo e que vai ter nos veículos de comunicação - lacuna que originou o nascimento do site Esporte Ágil. Resta saber como nossos jornalistas preencherão esses espaços. Vamos falar apenas de Neymar e cia? Ou vamos destacar também o esporte sul-mato-grossense?

Confesso que retornar à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na qual me formei, e participar de um evento como esse foi algo incrível. Vi em alguns acadêmicos o mesmo entusiasmo e paixão que me levaram a escolher o curso de Jornalismo e posteriormente a trabalhar na área esportiva. Nosso jornalismo esportivo tem futuro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS