Entrevistas | Gabriel Sato | 14/06/2020 05h01

Ultramaratonista de MS corre prova comemorativa neste domingo

Compartilhe:

Em meio à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), a vida de pessoas por todo o mundo teve de ser alterada. As recomendações vindas das autoridades da saúde afirmam que a melhor solução, no momento, é o isolamento social. Com isso, vários esportistas brasileiros e estrangeiros, sem exercerem seus ofícios neste momento, precisam treinar em casa para mantem o ritmo. Em busca de saber o que as pessoas ligadas ao esporte de Mato Grosso do Sul têm realizado durante a quarentena, o Esporte Ágil conversou com a atleta, Ana Márcia Borges, ultramaratonista que participa da Comrades Marathon, na África do Sul, sempre no mês de junho.

Com a pandemia do novo coronavírus, a tradicional prova foi cancelada, mas será realizada de uma maneira diferente. Cada participante correrá em seu município e mandará o tempo e percurso da corrida aos organizadores da Comrades. A sul-mato-grossense corre neste domingo (14) de manhã, e segundo ela, a prova terá um caráter solidário. "A finalidade desta corrida é para a solidariedade do povo sul-africano é muito carente e a Comrades Marathon sempre foi uma prova que ajuda às instituições de caridades. Devido ao fato de ter sido cancelada, a organização resolveu fazer ela virtual."

De acordo com Ana Márcia Borges, a corrida será apenas comemorativa e a medalha é simbólica, nada será oficial. Acostumada a correr o percurso inteiro da prova, 90 quilômetros, ela revela que para este ano sua meta será metade da prova, 45. Um dos motivos pela escolha é que além de não estar com os treinos regulares, como em tempos normais, há a preocupação com o toque de recolher que muitas cidades brasileiras têm adotado como uma das medidas para conter a proliferação do vírus da covid-19.

Ana Márcia Borges com sua medalha após a corrida (Foto: Arquivo Pessoal)

Além de praticar o atletismo, a ultramaratonista tem o objetivo de conhecer o mundo e procura participar de maratonas nos países que ainda não conhece.”Gosto de correr maratonas no exterior porque conheço novas culturas e experiências de vida; as viagens e as maratonas pelo mundo afora me fizeram uma pessoa extremamente feliz e realizada, hoje, conheço 58 países,” revela a atleta.

Oficial de Justiça Avaliadora Federal, lotada na Justiça Federal de Campo Grande/MS, Bacharel em Direito e com pós-graduação em Direito Constitucional, ela conta que seu tempo é complicado e corrido, mas para tudo se tem um jeito. “É difícil conciliar o trabalho com os treinos, mas quando você ama o que faz, tudo é possível, basta ter boa vontade, dedicação e acima de tudo fé em Deus, e aí concilia-se tudo.”

A atleta deve iniciar sua prova às 5h (horário de MS), deste domingo (14). Em conversa com o Esporte Ágil TV, ela revelou que ainda não sabe qual caminho irá percorrer, mas espera fazer uma boa corrida. Para garantir sua medalha, a sul-mato-grossense terá que tirar uma foto de seu relógio com o tempo e a quilometragem percorrida, e enviar aos organizadores da Comrades Marathon.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS