Entrevistas | Gabriel Sato | 03/09/2020 09h18

EA TV entrevista ex-atleta de MS campeão brasileiro de futevôlei

Compartilhe:

Originado nas praias do Rio de Janeiro por volta de 1960, o futevôlei é uma modalidade de esporte de areia, que ultrapassou os limites do território nacional, e conquista cada vez mais adeptos na Europa, Ásia e nos Estados Unidos. Em Mato Grosso do Sul, o esporte também tem ganhado novos praticantes mesmo neste período de isolamento social devido à pandemia do Novo Coronavírus, e o Esporte Ágil conversou com Gilson Aureliano Gonsalves, ex-atleta profissional da modalidade com passagens pela Seleção Brasileira, e atualmente, professor de futevôlei, para conhecer mais sobre o esporte.

Gilson começou sua história no futevôlei há cerca de 25 anos atrás, por curiosidade, com seu irmão mais velho, José Claudio Gonçalves. Após conhecer a nova modalidade, nunca mais parou. O professor representou a Seleção Brasileira em Mundiais e Sul-Americanos, e soma conquistas também em competições nacionais como: campeão da Copa Norte em Sinop/MT em 2005, campeão Estadual de 2006 a 2010, campeão do Torneio Centro-Oeste em São Simão/GO no ano de 2011, entre outros. Atualmente aposentado como atleta profissional e graduado em Turismo, Gilson divide seu tempo com as aulas, sua profissão de policial e as disputas de competições máster.

De acordo com o policial, em Campo Grande/MS existia um empresário, chamado Lázaro, que incentivava a prática de vários esportes, por meio dele, Gilson conheceu o futevôlei. "O pessoal mais antigo deve conhecer este empresário, da drogaria do Lázaro, foi ele que deu um ‘up’ no futevôlei em Mato Grosso do Sul. Ele trouxe pessoas de fora para divulgar o esporte, e assim o futevôlei foi crescendo no Estado."

Início de Gilson e José Claudio no futevôlei, em 1993 (Foto: Arquivo Pessoal)

O ex-atleta iniciou sua vida no esporte por meio do futebol, fez parte das categorias de base do Operário, mas encontrou sua paixão no futevôlei. Depois de três anos jogando, começou a disputar campeonatos nacionais e foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro, formando dupla com seu irmão. Depois de cinco anos no esporte, começou a dar aulas, mas em 2000, parou de jogar o Circuito Brasileiro para se dedicar aos estudos. Neste período, jogava apenas competições locais ou regionais.

Primeiras competições da dupla em Mato Grosso do Sul (Foto: Arquivo Pessoal)


A dupla de irmãos voltou às competições em 2006, e conseguiram o feito de serem campeões estaduais do ano do retorno até 2010. Gilson disputou dois Campeonatos Mundiais, na França, e deu aulas de futevôlei na Itália. O ex-atleta também foi terceiro colocado no Sul-Americano, em Buenos Aires, Argentina, ao lado de José Cláudio. Em 2016, ambos encerraram suas carreiras profissionalmente tendo vencido todos os circuitos estaduais de futevôlei disputados.

Convocação de Gilson para o mundial em Ajaccio, na França (Foto: Arquivo Pessoal)

Campeonatos Máster

Pelas competições máster, Gilson foi campeão brasileiro em 2018, na disputa que ocorreu em Porto de Galinhas/PE, e repetiu o título na disputa do ano passado, em Goiânia/GO.

Além de ser treinador de futevôlei, o sul-mato-grossense integra a comissão da Seleção Brasileira como treinador e coordenador. Em julho deste ano, ele iria para Antibes, na França, onde aconteceria a disputa do Campeonato Mundial de Futevôlei, mas a competição foi cancelada devido à pandemia do Novo Coronavírus. 

Gilson no Mundial de Futevôlei da França, como treinador, em 2019

Projetos

Gilson inaugurou no início deste em Campo Grande-MS, o Pantanal Beach Sports. O Centro de Treinamentos para futevôlei conta com cerca de 150, 180 alunos entre homens, mulheres e crianças. De acordo com ele, o período de pandemia até aumentou a procura de novos adeptos ao esporte. "A pandemia está afetando o mundo inteiro, mas por incrível que pareça, o futevôlei, por ser ao ar livre, está aumentando o número de praticantes. O público da academia, um ambiente fechado, está procurando esportes ao ar livre, e o futevôlei aumentou o numero de pessoas por isso. Pra nós, a pandemia até que nos ajudou. Ficamos surpresos com a quantidade de alunos novos." Revelou Gilson.

Segundo o policial, era para Campo Grande ter sediado um grande evento de futevôlei neste ano, mas a pandemia atrapalhou. "A ideia era conseguir fazer uma inauguração do Pantanal Beach Sports, com uma festa e competição de futevôlei com a participação dos melhores do mundo, mas por conta da covid-19, esse projeto não aconteceu."

O treinador também conta com outro projeto, o Planeta Futevôlei, uma loja virtual e física, localizada no Centro de Treinamento. O ex-atleta também possui um canal no Youtube, onde posta vídeos sobre o esporte com alguns treinos. Segundo ele, é algo amador, apenas com o celular, mas as pessoas gostam e a metodologia é interessante, e há alguns vídeos com 300 mil visualizações, e o canal já somam 10 mil inscritos. "É legal que antes eu viajava e as pessoas queriam tirar fotos porque eu era jogador, hoje é porque veem meus vídeos."

Pantanal Beach Sports onde ocorrem os treinos de futevôlei (Foto: Arquivo Pessoal)

Futevôlei

É um esporte com bola, numa quadra de vólei (bem parecida com a de vôlei de praia) com as medidas de 9 m de largura e 18 de comprimento, dividida ao meio por uma rede com 2,20 m de altura. É jogado em sistemas de duplas (2x2), trios (3x3) ou quartetos (4x4) masculinos, femininos ou mistos. Deve-se tocar a bola com qualquer parte do corpo, exceto os braços, antebraços e as mãos como no futebol. Cada dupla pode dar até três toques na bola, sendo que um jogador não pode tocar duas vezes seguidas tal como no vôlei ou vôlei de praia.

De acordo com Gilson, uma dúvida que sempre surge entre os iniciantes do futevôlei é em relação ao tempo que se leva para aprender o esporte. Muitos pensam ser parecido com o futebol, mas o professor explica que na prática é bem diferente. “O futebol ajuda na questão do atleta fisicamente e o contato com a bola, mas o fundamento é totalmente diferente. A pessoa que nunca jogou bola, nos primeiros treinos, costuma ser pior, mas depois de uma semana treinando futevôlei, a pessoa que nunca jogou futebol joga melhor do que aquela que já jogou.”

Quantidade de interessados no futevôlei cresce durante pandemia (Foto: Facebook/Pantanal Beach Sports)

O treinador revela que o futebol traz muitos vícios, e quando chega ao futevôlei o atleta tende a implementar isso no jogo, mas o fundamento é totalmente diferente.

Para os interessados em ter uma aula de futevôlei, o Pantanal Beach fica localizado na Rua Júpiter, número 823, próximo ao Comper da Tamandaré.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS