Entidades Esportivas | Da redação | 20/02/2019 10h40

Funed conclui calendário anual de atividades esportivas

Compartilhe:

A Prefeitura de Dourados, por meio da equipe técnica da Funed (Fundação de Esporte de Dourados), já definiu o calendário anual de atividades esportivas a serem desenvolvidas na sede e nos distritos.

Ao longo do ano, vários eventos esportivos, coletivos e individuais, serão realizados em parcerias com empresas, associações, federações e Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer do Mato Grosso do Sul).

De acordo com informações do diretor Jânio César Amaro, o calendário ficou assim estabelecido pelo Departamento de Esportes da Funed:

Neste mês de fevereiro inicia as atividades do projeto Dourados Paralímpico e a escolinha de goleiros, ambos no estádio Douradão, onde também ocorrerá o projeto Ginaslouquinhos de Ginástica Artística.

Em março haverá o Congresso Técnico dos Jogos Escolares de Dourados (JED), Congresso Técnico e realização dos Jogos da Juventude de Dourados (Jojud) e, em parceria com a FMSC (Federação do Mato Grosso do Sul de Ciclismo), a Prova XC de Ciclismo.

Em parceria com o MPT (Ministério Público do Trabalho) a Funed realizará a Corrida contra a Corrupção. Ainda em março, Funed lançará o projeto Escola de Esporte, nas modalidades de futebol, futsal, handebol, vôlei e basquete, que será encerrado em novembro.

Em abril haverá corrida e caminhada de rua em parceria com a Acord (Associação de Corredores de Rua de Dourados) e participação na Festa do Peixe, com jogos de praia, shows, pescaria e Corrida do Peixe, em percurso de 5 km.

Neste mês a FUNED estará dando a largada do JED (Jogos Escolares de Dourados) nas modalidades individuais e coletivas.

Ainda em abril, Dourados marcará presença no Circuito Caixa Loterias de Atletismo Paralímpico, etapa regional, que neste ano será realizado em Goiânia (GO), e também no Open Internacional de Atletismo Paralímpico IPC, em São Paulo (SP).

E parceria com a TV Morena, a Funed estará presente em mais uma edição da Copa Morena de Futsal.

No dia 1º de maio a Funed realizará a Corrida do Trabalhador, com percurso de 5 km; sequência ao JED e ao Jojud nas modalidades individuais.

Também em maio, Dourados volta a marcar presença nos Jogos Paralímpicos Universitários, em São Paulo, assim como no Seminário Regional Escolar Paralímpico, que será realizado em Campo Grande.

Em parceria com a Academia Jair Amaro, a Funed realizará a Corrida de Rua 10 km de Dourados e a Corrida Rota das Nações, em parceria com a TV Record.

Ainda em maio Dourados estará presente nos Jogos Escolares da Juventude de MS, 15 a 17 anos, nas modalidades coletivas e que servirá como seletiva para as Olimpíadas Escolares Brasileiras.

Maio também marca a largada do Campeonato Interdistrital de futebol de campo, com encerramento previsto para outubro.

Em junho a autarquia municipal, em parceria com a APCEF, realizará duas provas de ruas, de 5 km e 10 km.

Em junho, Dourados estará presente nos Jogos Escolares da Juventude de MS, 12 a 14 anos, que será uma seletiva para as modalidades coletivas para as Olimpíadas Escolares Brasileiras, e, também, no Circuito Caixa Loterias de Atletismo Paralímpico, 1ª Etapa Nacional, em São Paulo.

De junho a dezembro a Funed dará ao início do projeto Primeiro Passo – Caminhada Orientada, em quatro polos; e participará da VI Paralimpíada Escolar do MS, em Campo Grande.

No mês de julho, a Funed realizará a maratona Loucos por Maratona e a Meia Maratona do Fogo, esta em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Em parceria com a Fundesporte, a Funed estará presente nos JEJ-MS com a Copa dos Campeões de Mato Grosso do Sul, 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, ambas nas modalidades coletivas.

No mês de agosto Dourados estará mais uma vez participando do Circuito Caixa Loterias de Atletismo Paralímpico – 2ª Etapa Nacional, em São Paulo. Neste mês também será realizada em Dourados a prova de ciclismo Marathon Ciclismo, em parceria com a Federação de Mato Grosso do Sul de Ciclismo, e, ainda, o Festival Paralímpico de Dourados e os Jogos da Melhor Idade.

Já em setembro, Dourados estará presente nos Jogos Escolares da Juventude de MS, 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, nas modalidades individuais que serão seletivas para as Olimpíadas Escolares Brasileira. Também neste mês terá início a Copa da Juventude TV Morena/Funed com final previsto para outubro.

Pela etapa final, Dourados estará presente no Circuito Caixa Loterias de Atletismo Paralímpico (SP) e, no dia 22, a realização dos festejos pelo Dia do Atleta Paralímpico. No dia 7 de setembro será apresentado no desfile cívico os projetos da Funed e, logo a seguir, a realização do Festival Dourados Paralímpico e o GP Dourados de Ciclismo.

A Funed estará também participando do Jores (Jogos Recreativos Especiais) em Campo Grande e dos Jogos Escolares da Juventude 12 a 14 e 15 a 17 anos, etapa Regional Nacional nas modalidades coletivas.

Para outubro está programada a Corrida Rosa de Dourados, com percurso de 6 km. Também está programada edição dos Jogos dos Servidores Públicos, nas modalidades de futebol suíço e vôlei, assim como a Festa das Crianças, na Praça da Juventude, e a Caminhada da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Para o mês de novembro está programada a final do Campeonato Interdistrital de futebol de campo e a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares e os Jogos Escolares da Juventude, 12 a 14 e 15 a 17 anos, etapa nacional nas modalidades coletivas e individuais.

No mês de dezembro haverá o Festival Estadual de Ginástica Artística, em Campo Grande e Dourados marcará presença, por meio do projeto Ginaslouquinhos/Funed.

O calendário de eventos proposto pela Funed é passível de alterações, lembra o diretor Jânio Amaro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS