Entidades Esportivas | Da redação | 22/07/2016 10h34

Fundesporte promove qualificação em Maracaju

Compartilhe:

Maracaju será palco de três clínicas de capacitação na área de Educação Física, promovidas pela Fundesporte. Entre 29 e 31 de julho, profissionais da Educação Física, funcionários estaduais,qualificam professores e acadêmicos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Fundesporte.

A iniciativa da Unidade Pedagógica e de Formação (UPF) é auxiliar os municípios no oferecimento de atividades de esporte e lazer. Uma lista com 10 opções de clínicas é encaminhada ao gestor que seleciona três para receber. Em Maracaju, os interessados podem escolher entre: Ginástica de Academia para Iniciantes; Urgência e Emergência Durante a Prática da Educação Física; e Recreação e Lazer.

A abertura será dia 29 de julho, às 19h, na Câmara Municipal, com a palestra “Responsabilidade Civil no Âmbito da Educação Física”, ministrada pelo profissional da Educação Física, advogado e gerente de Capacitação da Fundesporte Luiz Antonio Stopa. Nos dois dias seguintes, os cursistas participam das atividades da capacitação escolhida.

A clínica Ginástica de Academia para Iniciantes objetiva mostrar alternativas e formas de se comandar aulas com técnica e sem colocar a saúde dos alunos em risco. Responsável pela qualificação, a especialista em Educação Física Escolar e Pedagogia Crítica da Educação Física Thamy Kumagai Matsumoto, passa aos alunos, em aulas teóricas, as características e os riscos da atividade física nas academias e ensina como elaborar um plano de aula. Nas aulas práticas, marcadas para a academia JK, muito jump, step, localizada e ciclismo indoor. “Ao final da clínica, os cursistas deverão ser capazes de dar uma aula de qualidade e excelência, deixando o cliente satisfeito e o ajudando a alcançar os resultados esperados”, disse Thamy Kumagai.

A segurança dos praticantes e o rápido atendimento em situações de emergência e em casos de lesão são as intenções da clínica Urgência e Emergência Durante a Prática da Educação Física. O profissional da Educação Física e da Enfermagem, mestre em Psicologia da Saúde e especialista em Atenção Básica e Saúde da Família, Rodrigo Aranda Serra fala aos participantes. Em aulas teóricas e práticas, marcadas para a Escola Municipal José Pereira da Rosa, explana sobre situações de urgência, emergência, casos especiais que levam a lesões e fraturas, bem como primeiros socorros e sinais vitais. “É essencial entender e cuidar do cliente. Não cair no conhecimento popular. Saber como agir, fazer o atendimento inicial, prestar os primeiros-socorros para encaminhar ao especialista. Hoje trabalhamos muito com pessoas com problemas cardíacos, hipertensos, pessoas com deficiência e é preciso abordar corretamente”, explicou Rodrigo Aranda.

Na terceira clínica, os objetivos da UPF e da Fundesporte são mostrar opções de recreação e lazer de qualidade que possam ser realizadas nos municípios. O gerente de Esporte de Recreação e Lazer da Fundesporte, Rodrigo Barbosa de Miranda, que é especialista em Exercícios Aplicados à Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, ministra aulas teóricas e práticas, na Escola Municipal José Pereira da Rosa. O conteúdo inclui: lazer em meio ambiente, recreação em grupos e por espaços, atividades voltadas para educação infantil, terceira idade e pessoas com deficiência e promoção de eventos de lazer. “Proporcionar ações de lazer em todo o Estado é meta da Fundesporte. Realizar capacitações para que os municípios possam realizar seus eventos e atividades é fundamental para alcançarmos esse objetivo”, contou Rodrigo Miranda.

Os quatro ministrantes fazem parte do grupo de profissionais da Fundesporte. As intenções são valorizar o trabalho dos funcionários, multiplicar o conhecimento e auxiliar na melhoria da qualidade e no aumento no número de atividades de esporte, recreação e lazer em todo Mato Grosso do Sul. “Temos um corpo técnico bastante qualificado com boa formação acadêmica e experiência profissional. São profissionais capacitados para ministrar clínicas de alto nível. Essas qualificações só trazem vantagens. Os servidores são valorizados, os profissionais da Capital e do interior recebem formação continuada, a Fundesporte atinge mais pessoas e cidades e os municípios ampliam seu leque de opções de ações de esporte e lazer”, disse o diretor-presidente da Fundesporte Marcelo Miranda.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS