Entidades Esportivas | Hélio Lima | 28/02/2015 00h36

Fórum discute políticas esportivas de MS

Compartilhe:

Campo Grande - O Fórum de Esporte e Lazer teve abertura na manha desta sexta-feira (27) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, localizado no Parque dos Poderes em Campo Grande. Tendo como objetivo avaliar a situação atual, além de discutir novos caminhos para o fomento do esporte no estado, o evento teve participação de representantes de todo o estado.

Na abertura do evento, o presidente da Fundesporte, Professor Marcelo Miranda fez discurso em que ressaltou a ideia de padrão de qualidade pregando uma ação transversal entre assistência social e esporte.

O governador Reinaldo Azambuja também falou ao público. Azambuja ressaltou novamente que vai apoiar o esporte em seu mandado. 

"Vamos fazer investimentos em todas as modalidades esportivas buscando potencializar o esporte e o lazer em todas as nossas cidades", disse Azambuja.

Trabalhos - A primeira palestra do fórum foi do presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), professor George Steinhilbert. Steinhilbert pregou por uma ação integrada entre saúde, educação e esporte. De acordo com o professor a falta de políticas públicas corrobora com problemas sociais.

Importância do evento - O presidente da FUNESP, Professor José Eduardo Afonso do Mota, o Madrugada, falou sobre a  importância do evento. "A intenção maior é formatar uma política de esporte estadual", ressaltando a troca de experiência entre os profissionais presentes.

"É interessante ouvir um colega do interior ou de uma associação de bairro", completou Madrugada.

O presidente da Fundesporte Marcelo Miranda diz que um dos objetivos do Fórum é aproximar Mato Grosso do Sul da "Tsunami Esportiva" causada pelos grandes eventos que o país vem recebendo.

"Mato Grosso do Sul ficou a margem desses programas institucionais brasileiros" disse Miranda.

De acordo com Miranda o objetivo é regionalizar as competições, como os Jogos da Juventude, Jogos da Melhor Idade nas regiões, e depois trazer os classificados para a fase final em uma cidade sede.

"A regionalização é importante por que ela motiva a disputa local", segundo Miranda. Ele completa dizendo que essa ação motivaria a participação de cidades que não tem estrutura bem montada para começar a participar de competições.

Segundo o diretor de esportes de Chapadão do Sul, Rogério Messias, a realização do evento é fundamental no crescimento do esporte. "O evento é bem proveitoso. Nos da noção do calendário para o  ano." disse Messias.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS