Entidades Esportivas | Da redação (Com Sejel) | 03/04/2006 17h04

Dourados recebe II Conferência Estadual do Esporte

Compartilhe:

Dourados (MS) - Acontece nesta quarta-feira, 5 de abril, no auditório da Unigran, a 1ª etapa da II Conferência Estadual do Esporte, promovida pela Secretaria da Juventude e do Esporte e Lazer. O objetivo desta ação é reunir representantes dos 78 municípios para debater o tema da Conferência Nacional de Esportes, prevista para o dia 7 de maio, em Brasília. Além disso, a Sejel tem a incumbência de formar a equipe de MS, que estará representando o Estado na Conferência Nacional.

A Conferência Estadual será desenvolvida em duas etapas, sendo uma em Dourados e outra em Campo Grande. De acordo com o técnico da Sejel e gerente do projeto, Josemar Tomazelli, em Dourados são esperados representantes de toda a região Sul do Estado. Na ocasião, será feita uma explanação sobre o projeto de âmbito nacional e selecionar dois representantes da referida região.

Já o secretário da Juventude e do Esporte e Lazer, Carlos Robertos de Assis Bernardes explica que a meta é realizar as etapas que antecedem à Conferência Nacional, ampliando a participação da comunidade esportiva e dos segmentos da sociedade, que tem o compromisso com o esporte e o lazer. Além disso, pretende-se qualificar o debate para que possam enriquecer as propostas apresentadas e garantir a implantação de um sistema eficaz, democrático, participativo e que atenda os anseios da população.

Delegação democraticamente selecionada - Conforme informações do regimento interno da Conferência, o grupo de 22 pessoas, que irá representar MS na Conferência Nacional, será definido através de indicação e votação, sendo: 6 delegados indicados pelos municípios de maior contingente populacional; e 2 delegados indicados pelos municípios sedes das etapas da conferência estadual.

Além de 2 delegados escolhidos na etapa de Dourados (entre os municípios participantes); 03 delegados indicados pela Sejel; 02 pelo Conselho Regional de Educação Física CREF/MS; 01 indicado pela Associação de Profissionais de Ed. Física APEF/MS; 03 indicados pelas universidades que possuem o curso de Educação Física ; 02 indicados pelas Federações Esportivas (01 das modalidades individuais  e 01 das coletivas) ; e 01 delegado indicado por Clubes ou Associações Esportivas.

De acordo com o material expedido pelo Ministério do Esporte, o tema abordado este ano é "Construindo o Sistema Nacional de Esportes e Lazer". Quatro eixos norteiam o debate: Estrutura: organização, agentes e competências; Recursos Humanos e Formação; Gestão e Controle Social; e Financiamento.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS