Entidades Esportivas | Da redação (Com Sejel) | 06/04/2006 18h05

Conferência Regional de Esporte e Lazer foi aberta

Compartilhe:

Dourados (MS) - O Secretário de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer, Carlos Roberto de Assis Bernardes (Carlinhos Cantor), abriu oficialmente ontem, dia 5 de abril, a Conferência Regional de Esporte e Lazer, realizada no auditório da Unigran em Dourados. O evento foi uma oportunidade de se debater as políticas públicas voltadas para o esporte e lazer, de interesse da comunidade sul-mato-grossense.

O técnico da Sejel, Josemar Tomazelli, explicou a importância da conferência e da participação de todos os municípios na discussão dos temas propostos. Tomazelli realizou uma breve explanação sobre a estrutura da Sejel e de como o Estado de Mato Grosso do Sul, em matéria de investimentos esportivos, é referência para outros estados brasileiros.

Profissionalização - A professora-mestre Edméia Pacheco, da UCDB de Campo Grande, discursou sobre a organização do esporte, os agentes e suas competências. Seguindo a mesma linha de raciocínio, o professor Domingos Sávio, presidente do Conselho Regional de Educação Física estadual (CREF/MS), ladeado pelo professor Marcelo Ferreira, representante do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), falaram sobre a importância da questão dos recursos humanos, da formação e da capacitação dos profissionais que atuam no esporte. A regulamentação e a profissionalização das pessoas que atuam na área esportiva é uma das bandeiras levantadas pelo CONCEF e apoiada pelo CREF/MS.

Por outro lado, o assessor jurídico da Sejel, Luciano Rodrigues de Oliveira, lembrou os diversos aspectos das linhas de financiamento esportivos oferecida pelo Governo do Estado, citando o FIE (Fundo de Investimento Esportivo), e os projetos esportivos administrados pela Sejel, como o Talento Esportivo MS e o Ranking das Federações. Luciano ressaltou que Mato Grosso do Sul é modelo de empreendimento e investimento esportivo, sendo acompanhado e observado por outros Estados. "Nosso Estado, há anos, está à frente de muitos outros", disse.

Os representantes municipais presentes à Conferência Regional elegeram, à tarde, dois delegados estaduais (municípios de Coronel Sapucaia e Rio Brilhante) e dois suplentes (Fátima do Sul e Paranhos), para representar MS na II Conferência Nacional a ser realizada de 4 a 7 de Maio, em Brasília/DF.

Conferência Estadual - No evento, os representantes municipais devem eleger outros 20 delegados sul-mato-grossenses para a II Conferência Nacional. O evento acontece nesta sexta-feira, 7 de abril, das 7 às 17h, no auditório Germando de Barros, Centro Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS