Editorial | Da redação | 08/07/2007 15h57

Julho: Especial Pan Rio 2007

Compartilhe:

A décima quinta edição dos Jogos Pan-Americanos começa no dia 13 de junho, com sede na cidade do Rio de Janeiro. Durante 16 dias, 5.662 atletas de 42 países das Américas estarão em busca de seus melhores resultados nas quadras, pistas, campos e piscinas dos Jogos. Serão momentos marcantes para a história do esporte brasileiro, os quais ficarão registrados para a posteridade.

O Rio de Janeiro conseguiu o direito de ser sede da 15ª edição após uma disputa acirrada com San Antonio, dos Estados Unidos. O País volta a ser palco da competição 44 anos depois - a primeira e única vez foi em São Paulo-1963. Os planos do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e do Ministério dos Esportes é mostrar ao mundo que o Brasil tem condições de receber competições maiores no futuro, como os Jogos Olímpicos de 2018. O País fracassou nas recentes tentativas para as competições de 2004, realizada em Atenas, e 2012, vencida por Londres.

Em 1963, com 385 atletas do Brasil escalados em todas as modalidades, os brasileiros completaram a melhor performance nos Jogos Pan-Americanos de sua história, quando São Paulo foi a sede da competição. Embora não tenha ameaçado o primeiro lugar dos Estados Unidos, o Brasil ficou em segundo no quadro de medalhas, com 14 medalhas de ouro, 20 de prata e 18 de bronze. O principal destaque brasileiro na competição foi a já consagrada tenista Maria Esther Bueno, que ganhou a medalha de ouro em simples e a prata nas duplas, ao lado de Maureen Schwartz. Outras modalidades onde o Brasil conquistou medalhas foram: futebol, basquete, judô, atletismo, entre muitos outros esportes.
Para 2007, a delegação brasileira nos Jogos será composta por 659 atletas, sendo 373 homens e 286 mulheres, além de 297 oficiais, sendo 60 integrantes do departamento médico e 15 tratadores de cavalos, totalizando 956 membros. Esta é a maior delegação brasileira da história esportiva do Brasil.

Dentre os atletas naturais de Mato Grosso do Sul, podemos destacar quatro já classificados para a disputa e dois suplentes. O três-lagoense Gustavo Gomes de Mendonça, de 23 anos, venceu a prova do arremesso de peso do Troféu Brasil 2007 e garantiu sua vaga na seleção brasileira. O atleta iniciou no atletismo nas pistas de Três Lagoas, mas preferiu seguir sua carreira na equipe da Funtec de Pernambuco. A equipe de atletismo de Três Lagoas porém, tem apoiado seus atletas em todas as competições, fato que pode ser comprovado com as ótimas colocações de seus atletas Regiane Alves e Raoni Moraes no mesmo Troféu Brasil, que valia vaga para o Pan.

Na luta olímpica, o campo-grandense Roberto Abreu Filho classificou-se para compor a seleção, mas na reserva de Antoine Jaoude, o que não é nenhum desmérito, uma vez que Jaoude é o ícone da modalidade no país. Atleta consagrado no jiu-jitsu, com títulos estaduais, brasileiros e medalhas nos Mundiais, Robertinho começou a praticar luta olímpica há poucos anos e já tem apresentado resultados expressivos, indo ao Pan para auxiliar nos treinamentos e atuar caso haja a impossibilidade do titular disputar a competição.

No beisebol, três atletas da região sul do Estado fazem parte da seleção brasileira no Pan. O douradense Marcelo Kaneo Arai, de 24 anos, e o itaporãnense Marcio Sakane, também de 24 anos. Sakane, que atua no Dragons de Itapecerica de Serra/SP, e Marcelo Arai, do Clube Nipo-Brasileiro de Dourados, fazem parte do grupo titular, formado por 20 atletas. O outro convocado, Leandro Hasegawa, também do Nipo-Brasileiro, é um dos quatro suplentes, mas só será chamado caso um dos titulares seja cortado. Atualmente, a seleção brasileira já é vista com muito respeito nas Américas. Nos últimos confrontos contra Cuba, maior potência do continente, a seleção perdeu por muito pouco e nos últimos Jogos Pan-americanos, em Santo Domingo, os brasileiros terminaram na quarta colocação. Boas chances de medalha para o país e para os atletas de Mato Grosso do Sul.

No hipismo, na modalidade de adestramento, um caso de exemplo no esporte, de superação e vitória. O atleta Rogério da Silva Clementino, natural de Tacuru, teve uma infância pobre na fazenda, mas sempre foi apaixonado por cavalos. Depois de adulto, conseguiu ser contratado com equitador na Coudelaria Ilha Verde, em Araçoiaba da Serra-SP, onde todos viram nele um grande talento. Pelas suas habilidades sobre o cavalo, logo tornou-se ginete. De peão de fazenda em Tacuru, hoje ele é ginete de um dos melhores aras do país, participando de cursos internacionais e conquistando o título brasileiro de Equitação de Trabalho e do Amil Dressage Cup.

No ciclismo, um grande mal-entendido vai tirar o douradense Magno Prado Nazaret da disputa do Pan. O atleta provavelmente fez uso de um suplemento alimentar de uma empresa que foi fechada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por estar utilizando substâncias proibidas no esporte em seus produtos, sem alerta algum nos rótulos. Em exame recente, foi constatada a presença de sibutramina no corpo de Magno e ele acabou cortado da seleção brasileira. No ano passado, ele também foi investigado sobre um suposto uso de doping, mas foi inocentado no exame de contra-prova. A comunidade ciclística do Estado recebeu a notícia com muita tristeza, pois Magno é um atleta exemplar e tem apresentado resultados expressivos em todas as competições nacionais e internacionais.

Apresentamos ao leitor os atletas sul-mato-grossenses na disputa do Pan Rio 2007, que certamente terão nossa torcida, assim como todos os que levarem bandeira verde-amarela, buscando ergue-la no degrau mais alto do pódio. Que venham as medalhas e também um novo impulso ao esporte amador no Brasil. Torcemos não apenas pelas medalhas, mas para que as iniciativas pública e privada possam enxergar o esporte em sua real essência, como um excelente instrumento para educação, socialização e melhoria da saúde da população, começando a investir em escolinhas, competições, melhorando o trabalho de base em todas as modalidades esportivas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS