Editorial | Da redação | 13/01/2008 12h22

Janeiro: As prioridades do Governo

Compartilhe:

O governador André Pucinelli apontou, no mês de dezembro passado, as prioridades de sua administração para este ano de 2008: Segurança Pública, Educação, Saúde e Ação Social. Nestas quatro áreas, há um aspecto que as une e onde o Governo também deve voltar seus olhos. O Esporte pode e deve ser utilizado como forma de prevenção à criminalidade, evasão escolar, doenças e também como ferramenta para a inclusão social. Não basta combater, é preciso prevenir.

Para que se faça Segurança Pública, não se pode apenas centrar esforços em encarcerar pessoas, mas impedir o crescente processo de delinqüência juvenil. No esporte, o jovem pode expressar seus valores culturais e ter acesso a uma atividade que incentiva a construção de sua cidadania; ocupando o tempo ocioso das crianças e adolescentes, a prática esportiva vai inserir as lições de cidadania, respeito, disciplina, trabalho em grupo e outros valores que serão utilizados por toda a vida. Com tudo isso, diminui-se o espaço para a delinqüência juvenil e, consequentemente, o direcionamento dos futuros adultos para o mundo do crime. Porém, para que se previna esta delinqüência através do esporte, é preciso incentivo, vindo das esferas públicas e privadas, com cada cidadão assumindo sua parcela de responsabilidade na construção de uma sociedade.

Para que se tenha uma Educação de qualidade, é preciso manter as crianças e adolescentes na escola, evitando a evasão escolar, oferecendo atividades diferenciadas para que estes mantenham o foco em sua educação e formação. A prática esportiva na escola, além de agregar todos os valores do esporte à vida do jovem, também o cativa a manter-se freqüentando as aulas. A escola é o local onde a criança está mais aberta a novos conhecimentos, e onde melhor irá absorver os aspectos de liderança, cooperação, solidariedade, trabalho em equipe e qualidade de vida proporcionados pelo esporte. O incentivo à permanência no ambiente escolar através de projetos voltados ao esporte favorece o desenvolvimento integral do aluno, pois sua participação nesses programas estaria vinculada ao aprendizado escolar, aumentando a identificação com o ambiente, proporcionando uma maior valorização de professores e funcionários e outros participantes dos projetos. O artigo 217 da  Constituição Federal de 1988 determina, entre outras coisas, a "destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional". E tal postura se justifica por a escola ser a maior e mais tradicional instituição organizada do país, possibilitando, atualmente, a permanência e o acesso e de 97% da população de crianças e adolescentes a seus serviços. Com todos estes fatores, fica mais fácil entender porque o esporte é tão importante para o dia a dia escolar e para o processo de educação e formação de crianças e adolescentes.

Na área da Saúde, é do conhecimento popular que "é melhor prevenir que remediar". Um dos primeiros fatores que a prática de atividades físicas pode contribuir para melhorar a saúde da população é no aspecto referente à auto-estima, pois o esporte é uma forma da pessoa encontrar suas potencialidades, melhorar relacionamentos com os outros e consigo mesmo. No colesterol, exercícios vigorosos e regulares aumentam os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade, o "bom colesterol") no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas. No combate à depressão, pessoas com a doença branda ou moderada, que praticam exercícios de 15 a 30 minutos em dia alternados, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividades. Os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cadíacas. A atividade física regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes. O esporte fortalece os músculos, ossos, o coração, e ameniza o declínio das habilidades físicas, retardando o processo de envelhecimento. Há também os aspectos referentes ao sono, pois que se exercita dorme com mais facilidade e qualidade. Contra as doenças modernas, como o stress e a ansiedade crônica, a atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress. Também funciona como uma espécie de tranqüilizante natural - depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade. Estes são alguns dos muitos benefícios do esporte na área de prevenção às doenças, o que nos faz concluir que ele é uma ferramenta essencial em uma administração que queira melhorar a área da Saúde.
 
Na Ação Social, é claro que o Esporte não irá encher os pratos dos mais necessitados, mas o Esporte pode ser uma importante peça no processo de inclusão social das populações de mais baixa renda. Fique claro que a educação sim, é a protagonista desta inclusão social, oferecendo verdadeiras chances de que todos tenham acesso ao conhecimento técnico e científico. Porém, há diversos aspectos que caminham ao lado desta educação de sala de aula, em um processo de cooperação, como caso das artes, lazer e esporte. Um jovem que tenha acesso digno à educação, arte, lazer e esporte, certamente estará apto à participar da vida política, econômica e social de sua comunidade e, conseqüentemente, de sua nação. O Estatuto da Criança e do Adolescente determina, em seu artigo 59, que "os Municípios, com apoio dos Estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude". Por tudo isso, democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte como instrumento educacional, visando o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes como meio de formação da cidadania, melhoria da qualidade de vida e correção de distorções sociais, torna-se indispensável em nosso País.

FIE - Foi divulgado no início do mês de janeiro que o Governo irá anunciar ainda neste mês, o montante de recursos e os critérios para a destinação das verbas para o Fundo de Investimento ao Esporte (FIE) para as entidades que representam as modalidades esportivas em Mato Grosso do Sul. A reunião deve ser realizada no dia 21, entre representantes da Fundação Estadual de Desporto e Lazer (Fundesporte) e o governador André Puccinelli. Segundo matéria do jornal O Estado de MS, o valor destinado ao FIE é estimulado em 4 milhões, sendo esta uma quantia considerável. O Fundo é a principal fonte de recursos para as federações esportivas. Em 2007, a não-liberação de recursos por meio do FIE resultou na redução das atividades em várias modalidades e afetou os atletas que dependiam do fomento para participar de eventos fora do Estado.

Conforme as palavras do próprio governador André Puccinelli, o FIE estaria na pauta do Governo para 2008 e todos aguardam a resolução final. Com este nome ou outro, a verdade é que a verba governamental para apoio ao esporte é vital para a continuidade do esporte no Estado, na realização de eventos, manutenção de treinamentos e participação em campeonatos nacionais e, consequentemente, obtenção de resultados expressivos. A comunidade desportiva aguarda ansiosa o desenrolar desta história, acreditando que o governador dará ao esporte a atenção e também o apoio que merece, por todo o papel social que este pode desempenhar na sociedade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS